AutoData - Toyota troca carretas por navios com novo centro de distribuição em PE
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09/03/2015

Toyota troca carretas por navios com novo centro de distribuição em PE

Por Michele Loureiro

- 09/03/2015

O novo centro de distribuição de veículos da Toyota em Pernambuco, que entrará em operação em 2016, visa a tornar mais ágil a distribuição de veículos fabricados na Argentina nas áreas do Norte e Nordeste do País e aumentar a previsibilidade dos concessionários da região. A avaliação é de Ricardo Bastos, gerente geral de relações públicas e governamentais da Toyota.

Em entrevista exclusiva à Agência AutoData, o executivo afirmou que a Região Nordeste já representa 20% das vendas da montadora no País, o que demanda uma adaptação logística – além da unidade de Zárate, na Argentina, as duas fábricas da montadora no Brasil estão instaladas no Interior de São Paulo, em Indaiatuba e Sorocaba.

No mês passado a montadora anunciou investimento de R$ 15 milhões no novo centro de distribuição. O complexo ficará localizado próximo ao Porto de Suape, em área de 50 mil metros quadrados, com capacidade para receber até 30 mil unidades por ano. A previsão de início de atividades é o primeiro trimestre de 2016.

Bastos explica que atualmente os veículos fabricados na Argentina, os utilitários Hilux e SW4, chegam às concessionárias do Nordeste a partir do centro de distribuição de Guaíba, RS, por meio de carretas que percorrem centenas de quilômetros. “É uma viagem muito longa e fica difícil mensurar prazos em decorrência da qualidade nas estradas. Algumas vezes isso afeta o trabalho dos concessionários.”

E não é só essa viagem: para chegar até Guaíba os veículos já percorreram 1,2 mil quilômetros em carretas vindas da Argentina. Com o novo centro de distribuição o modal de transporte será alterado: de carretas para navios. Isso porque quando a unidade de Pernambuco começar a funcionar os veículos serão enviados diretamente do Porto de Buenos Aires até o Porto de Suape.

Bastos disse que a montadora sempre preferiu o transporte rodoviário para tornar mais ágil a remessa de lotes, uma vez que os navios precisam de uma lotação mínima para deixar o porto enquanto as carretas transportam quantidades bem menores. “Porém as condições das estradas e o risco do transporte começaram a pesar nos custos dessa equação.”

O centro de Pernambuco também fará a distribuição dos veículos produzidos no Brasil, Corolla e Etios, para os concessionários da marca nas Regiões Norte e Nordeste. Estes ainda seguirão em carretas a partir de São Paulo, mas não mais diretamente até as revendas.

Na ocasião do anúncio do novo centro logístico o presidente da Toyota, Koji Kondo, ressaltou a que “o Nordeste é extremamente importante para os negócios da montadora do Brasil, sendo uma das regiões onde foi registrado o maior crescimento em vendas em 2014” – 15% em comparação com 2013.


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