AutoData - Ivan Fonseca e Silva deixa a Geely do Brasil
news
10/03/2015

Ivan Fonseca e Silva deixa a Geely do Brasil

Por Marcos Rozen

- 10/03/2015

Ivan Fonseca e Silva não é mais o presidente da Geely do Brasil. A informação, obtida com exclusividade pela Agência AutoData, foi confirmada pelo próprio executivo, em entrevista por e-mail. Porta-voz do Grupo Gandini, representante oficial da montadora de origem chinesa no Brasil, também confirmou o fato.

José Luiz Gandini, presidente do Grupo e da Kia Motors do Brasil, marca que também representa, acumulou a presidência da Geely às suas funções.

Fonseca e Silva foi nomeado para o cargo pelo próprio Gandini em fevereiro de 2013. O executivo já presidiu a unidade brasileira da Ford e também tem passagem pela direção das importadoras Aston Martin e Jaguar, via Grupo SHC, de Sérgio Habib. Sua última aparição pública como presidente da Geely no País foi no Salão do Automóvel de São Paulo, no fim de outubro.

À reportagem, Fonseca e Silva afirmou: “Completei um projeto de dois anos para inserir uma nova marca no mercado brasileiro. Um trabalho árduo e extremamente complexo, em se tratando de uma marca chinesa, completamente desconhecida no mercado brasileiro, que é hoje tão sofisticado e exigente quanto os mercados mais seletivos do mundo. Não é nada simples colocar uma marca chinesa no nosso mercado. O brasileiro conhece automóvel, e bem sabe avaliar cada um dos seus fabricantes. O cliente brasileiro é extremamente exigente. Sabe o que quer”.

Quanto à possível continuidade de sua carreira, ele considerou que “após meu longo projeto de quase 30 anos na Ford, seguido de anos na Jaguar e na Aston Martin, o encerramento de meu trabalho na Geely me pareceu suficiente para coroar um percurso de mais de 40 anos lidando com a fabricação, a distribuição e o marketing de automóveis, de Geelys a Astons”.

Outro ex-Ford que atuou na Geely brasileira foi Oswaldo Jardim, que hoje é diretor de pós-vendas da NMHG Brasil, de empilhadeiras, segmento onde atua com as marcas Hyster e Yale. Sua passagem pela unidade local da montadora chinesa, onde ocupou o mesmo cargo, durou sete meses, de outubro de 2013 a abril de 2014.

A matriz chinesa da Geely é proprietária da Volvo Cars. No mercado brasileiro comercializa o sedã médio EC7 e o subcompacto GC2. De acordo com dados da Abeifa, a marca encerrou 2014 com apenas 182 unidades emplacadas, 129 do EC7 e 53 do GC2. Em janeiro de 2015, último dado disponível, foram 44 licenciamentos registrados, 20 do EC7 e 24 do GC2.


Whatsapp Logo