AutoData - Veneza Equipamentos: expansão no Sudeste e crescimento de 25%.
news
10/03/2015

Veneza Equipamentos: expansão no Sudeste e crescimento de 25%.

Não deixam de causar espanto, em primeiro momento, os planos e perspectivas da Veneza Equipamentos, divisão de máquinas de construção do Grupo Veneza – distribuidor de veículos com forte atuação na região Nordeste há mais de trinta anos e que atua também nos segmentos de automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus. O discurso da diretoria tem tom dissonante ao que se tornou quase padrão recentemente e compreende expansão na região Sudeste e crescimento de nada menos do que 25% no faturamento este ano.

Na terça-feira, 10, o Grupo inaugurou em Indaiatuba, no Interior paulista, sua concessionária matriz, quarta operação fora do Nordeste – e sempre em São Paulo. Instalada cerca de dez quilômetros da fábrica da John Deere, de quem é parceira no segmento fora de estrada, a revenda centralizará toda a operação do Grupo no Estado que concentra em torno de 25% a 30% do mercado de máquinas de construção.

“Somos o maior distribuidor John Deere na América Latina”, assegurou Marcos Hacker Melo, diretor executivo da divisão de máquinas e equipamentos, durante o evento. “Investimos R$ 40 milhões para construir oito lojas porque acreditamos no futuro do segmento.”

Além da unidade de Indaiatuba a Veneza Equipamentos está presente em Barueri, também em São Paulo, e Fortaleza, CE, João Pessoa, PB, Petrolina, PE, Recife, PE, Salvador, BA e São Luís, MA. A operação é nova: começou em 2012, quando a John Deere decidiu entrar no mercado brasileiro de máquinas de construção.

A matriz recém-inaugurada é assim considerada pela relevância do mercado paulista e a sua proximidade com a fábrica e o centro de distribuição de peças da John Deere, além do aeroporto de Viracopos. “Podemos entregar uma peça em no máximo 24 horas a qualquer uma de nossas concessionárias.”

A unidade tem capacidade para atender até dez máquinas simultaneamente em sua oficina, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Possui mais de 4 mil itens em estoque, avaliado em R$ 5 milhões, e mais de cinquenta funcionários no campo, trabalhando próximos ou dentro das instalações de clientes, além de buscar potenciais novos parceiros.

“Nosso plano é crescer 25% neste ano. Começamos há pouco tempo, o que representa uma vantagem com relação à concorrência, que precisará ajustar suas equipes diante deste cenário econômico diferente ao qual estávamos acostumados. Nossa estrutura é enxuta e poderá crescer junto com o mercado”, ponderou Marcelo Traldi, diretor de operações da Veneza Equipamentos.

Os executivos da distribuidora preferem enxergar o copo meio cheio. Segundo Melo, a ocasião é de oportunidade: “Acreditamos que podemos nos destacar porque o cliente busca um equipamento com qualidade e maior produtividade, que é o que oferecemos. O objetivo da John Deere é ser uma das três maiores marcas de máquinas de construção do mercado em dois anos”.

Nem o aperto do governo e o acréscimo no valor dos financiamentos por meio do Finame PSI, linha do BNDES que é um dos principais mecanismos usados pelos clientes do segmento, tira o otimismo do executivo. O discurso é mesmo dissonante:

“As regras são iguais para todos. A taxa mudou, mas mudou para todos e o mercado voltará a caminhar após um período de adaptação. Como os juros subiram, os bancos privados podem voltar a olhar para este mercado, abrindo novas portas de financiamentos”.


Whatsapp Logo