AutoData - Caminhões enfrentam primeira quinzena fraca em vendas
news
19/03/2015

Caminhões enfrentam primeira quinzena fraca em vendas

Por Viviane Biondo

- 19/03/2015

As vendas de caminhões a partir de 3,5 toneladas somaram 3 mil 57 unidades de 1º. de fevereiro até sexta-feira, 13, segundo dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData. O período corresponde aos primeiros dez dias úteis do mês e, portanto, a média diária do período foi de apenas 306 emplacamentos.

Em janeiro o mercado registrou 7 mil 675 vendas, com média diária de 365 licenciamentos. No comparativo com o total do mês anterior, portanto, a média na primeira metade de fevereiro é 16% inferior.

Vale ressaltar, contudo, que o mês passado refletiu negociações realizadas no fim de 2014, dado o intervalo necessário para instalação de implementos rodoviários e posterior realização do emplacamento.

O índice também encolheu em relação à média diária de fevereiro do ano passado, que contou 10 mil 434 caminhões vendidos, em ritmo bem mais elevado de 521 unidades/dia. Nesse caso a retração é bem maior e chega a 41% – porém é necessário considerar que no ano passado o feriado de carnaval ocorreu em março, o que prejudica a análise do comparativo anual de fevereiro.

Se mantido este mesmo ritmo fraco nos próximos dias – restam nove dias úteis para o fechamento, contando com a segunda-feira, 16 –, fevereiro deve fechar na casa dos 5,8 mil licenciamentos, o que reflete a baixa atividade econômica e as dificuldades operacionais do Finame PSI neste início deste ano.

A expectativa de executivos e concessionários do segmento, entretanto, é a de que o mercado comece, enfim, a reagir nesta segunda quinzena de fevereiro. Isso porque o BNDES publicou no último dia 4 novas condições de financiamento para a linha PSI neste 2015, com a promessa de renovar mensalmente as condições válidas para os 30 dias subsequentes.

Segundo a circular oficial vigente a linha do Finame passou a contar com juros pré-fixados para a parcela variável que compõe o financiamento em até 90% do valor do bem.

A circular é válida até sábado, 28, e estabelece que pequenas e médias empresas financiem 70% do valor do veículo a 9,5% ao ano e os 20% restantes em 17,24% ao ano, resultando em taxa mesclada de 11,22% ao ano, ou 0,89% ao mês.

As condições para as grandes empresas são de financiamento de 50% do bem a 10% de juros ao ano e os outros 40% a 15,74% ao ano, com resultado ponderado de 12,55% ao ano ou 0,99% ao mês.

Fontes do setor esperam que a nova circular, válida para março, estabeleça novas e mais atrativas condições de financiamento.

Por ora as alternativas aos clientes são as linhas próprias de financiamento dos bancos de montadoras, renovadas diante das condições do Finame BNDES para este ano.


Whatsapp Logo