AutoData - Funcionários da GM mantêm greve em São José dos Campos
news
23/03/2015

Funcionários da GM mantêm greve em São José dos Campos

Por Redação AutoData

- 23/03/2015

A greve dos metalúrgicos da General Motors de São José dos Campos, iniciada na sexta-feira, 20, foi mantida na segunda-feira, 23. Segundo o sindicato local a montadora não se manifestou oficialmente, mas uma reunião de conciliação foi agendada para terça-feira, 24, no Tribunal Regional do Trabalho de Campinas, às 15h30.

De acordo com o sindicato os funcionários da unidade decidiram manter a paralisação como forma de protesto “contra os planos da montadora em demitir cerca de 800 funcionários”.

Os trabalhadores permaneceram dentro da fábrica, mas sem produzir nenhum veículo. Na unidade do interior paulista são fabricados os modelos S10 e TrailBlazer, além de motores, transmissões e CKD. De acordo com o sindicato cerca de 600 veículos já deixaram de ser fabricados desde o início da greve.

Na última reunião da GM com o sindicato a montadora propôs a abertura de um novo lay-off na unidade, por dois meses, para 798 trabalhadores. Segundo o sindicato após esse período todos os trabalhadores seriam demitidos. Em nota a GM afirmou que o sindicato “deturpou” a negociação e que foi surpreendida com a greve. A montadora afirmou ainda que só irá se pronunciar após a audiência no TRT.

Em comunicado o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá, afirmou que “não há qualquer hipótese de aceitar demissões na fábrica”. O sindicalista disse ainda que “o sindicato se colocou à disposição da empresa para dar continuidade às negociações, mas até agora a GM não se manifestou. A única saída para garantir o emprego desses trabalhadores é continuarmos com a greve”.

O sindicato que representa os trabalhadores da GM em São José dos Campos tem eleições agendadas para terça-feira, 24, e quarta-feira, 25. Segundo a diretoria da instituição a votação não deve ser prejudicada pela greve.


Whatsapp Logo