AutoData - Sem acordo, funcionários permanecem em greve na GM SJC
news
25/03/2015

Sem acordo, funcionários permanecem em greve na GM SJC

Por Michele Loureiro

- 25/03/2015

Ainda não há data prevista para o fim da greve dos metalúrgicos da General Motors em São José dos Campos, SP. Depois de cerca de três horas de reunião de representantes da montadora e do sindicato local no Tribunal regional do Trabalho de Campinas as partes não chegaram a acordo.

O encontro realizado na terça-feira, 24, terminou em novo impasse. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos a GM não aceitou a proposta feita pelo TRT: lay-off de cinco meses para 800 funcionários com mais três meses de garantia de estabilidade de emprego.

A Justiça do Trabalho se posicionará sobre a situação, mas ainda não foi agendada data para o julgamento. Procurada, a GM não se manifestou sobre o assunto.

Os 5,2 mil funcionários da unidade do Interior paulista estão em greve desde a sexta-feira, 20, quando a companhia sinalizou intenção de colocar um novo grupo em lay-off, sem garanta de estabilidade de emprego na unidade.

Desde o início da paralisação cerca de 900 veículos, dos modelos S10 e TrailBlazer, deixaram de ser fabricados na unidade, segundo cálculos do sindicato.

Em paralelo às negociações com a GM o sindicato vive período eleitoral. A votação começou na terça-feira, 24, se estenderá até quarta-feira, 25.

O resultado definirá o comando da entidade até 2018. Concorrem a atual chapa, do CSP-Conlutas, e a oposição, grupo composto por CUT e CTB. Metalúrgicos de 231 fábricas participarão da votação.


Whatsapp Logo