AutoData - Solução nacional
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16/04/2015

Solução nacional

Por Décio Costa

- 16/04/2015

“Sem parceria comercial não é possível viabilizar nenhum projeto”. Assim resume o diretor de engenharia de manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres, ao se referir à decisão da empresa em construir uma segunda unidade de produção de motores na fábrica de São Carlos, SP, para produzir a família EA 211, na manhã de segunda-feira, 16, durante o Seminário AutoData de Compras Automotivas 2015, em São Paulo.

Placeres conta que o projeto, iniciado em 2010, tinha como meta produzir 2 mil motores/dia em três anos, volume que começa a ser alcançado agora. Mais: tinha de ser um produto barato, pois estaria em modelos de entrada. Alto índice de nacionalização, portanto, foi prioridade. “O trabalho partiu da parceria com fornecedores locais. Tanto a unidade quanto o produto já nasceu de soluções conjuntas. Na fábrica, por exemplo, mais de 170 ferramentas são de fornecedores nacionais.”

De acordo com o diretor, a engenharia tinha como meta entregar um motor de 3 cilindros 15% menos poluente, 10% mais econômico e 12% mais potente. No desenvolvimento diversas soluções foram feitas no País, como o coletor de escape fundido no bloco, o próprio bloco do motor, as bielas, o virabrequim e o conjunto do carter. “O processo produtivo da unidade também foi inovador, o prédio é estaque para garantir que não sujeira, todas as peças dos motores possuem rastreabilidade e há uma eficiente lavadora de peças, essa infelizmente não houve no Brasil quem pudesse fornecer.”

Segundo Placeres, o motor EA 211 praticamente já nasceu nacional. “Estamos na fase final de nacionalização. No motor, 80% é conteúdo local e 20% importado”. Ele lembra, no entanto, afora a nacionalização, a indústria tem de aumentar competitividade. E deixou recado claro aos fornecedores: “É possível, independentemente da crise, mitigar custos, até para poder superá-la.”


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