AutoData - Vendas de pneus caem 3,4% no bimestre
news
17/04/2015

Vendas de pneus caem 3,4% no bimestre

Por Redação AutoData

- 17/04/2015

As vendas de pneus iniciaram o ano em queda segundo dados divulgados pela Anip na terça-feira, 17. No primeiro bimestre foram comercializadas no País 12 milhões de unidades, volume 3,4% menor em relação ao mesmo período de 2014, quando foram vendidos 12,4 milhões de pneus.

Em nota o presidente da Anip, Alberto Mayer, ressaltou que a principal queda no mercado interno ocorreu nos pneus de carga – aqueles destinados a caminhões e ônibus – que teve volume 40,9% menor em relação ao ano passado. “Isso reflete o desaquecimento da economia e as dificuldades dos caminhoneiros e transportadores em modernizar a frota.”

Para Mayer este será um ano difícil para a indústria. “Nossa expectativa é que o governo aproveite este período para criar condições de ampliar a competitividade industrial brasileira, de modo que possamos ter um início de reação dos mercados que seja consistente e crescente para termos um 2016 mais promissor”, considerou no comunicado.

Entretanto a produção brasileira de pneus no primeiro bimestre teve um ligeiro crescimento, passando de 11,7 milhões de unidades em 2014 para 11,8 milhões em 2015. De acordo com a Anip o resultado é decorrente do “esforço da indústria em não parar a produção nas fábricas”. A associação avalia que as vendas não acompanharam a produção de forma proporcional, ocasionando o aumento do estoque nas fábricas.

Ainda segundo a Anip o desaquecimento da economia e a alta do dólar também levaram a queda de 29,6% das importações de pneus novos no primeiro bimestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 5,3 milhões para 3,7 milhões de unidades.

As importações das fabricantes associados à Anip apresentaram queda mais brusca, de 37,7%, passando de 1,1 milhão de unidades no primeiro bimestre de 2014 para 716 mil neste ano.

Da mesma forma o segmento de exportações registrou perda de 17% nos dois primeiros meses do ano, passando de 2,2 milhões para 1,8 milhões de pneus, fato decorrente, em especial, da diminuição de 29,5% nas vendas à Argentina.


Whatsapp Logo