AutoData - Litens nacionaliza produção de polias com tecnologia OAD
news
22/04/2015

Litens nacionaliza produção de polias com tecnologia OAD

Por Alzira Rodrigues

- 22/04/2015

Fabricante de polias simples, tensionadores de correia dentada e tensionadores de correia de acessórios a Litens Automotive do Brasil inaugura no mês que vem uma nova linha em sua fábrica de Atibaia, SP, para suprir a demanda interna pelas polias especiais com tecnologia OAD, de Overrunning Alternator Decoupler, atualmente importadas da sua matriz no Canadá.

O Inovar-Auto e também o dólar valorizado foram fatores decisivos para a empresa decidir pela localização desse item, afirma Bruno Fragoso, diretor de vendas e desenvolvimento para a América do Sul.

“A linha será suficiente para atender a demanda atual do mercado brasileiro, bem como suportar seu crescimento nos próximos anos. A capacidade é superior a 700 mil unidades/ano e, devido ao aumento da adoção desta tecnologia pelas montadoras no Brasil, já consideramos a possibilidade de uma segunda linha no futuro.”

Fragoso explica que a polia com tecnologia OAD melhora o desempenho do motor, possibilitando maior eficiência com litragem menor. Desenvolvida com exclusividade pela Litens a tecnologia é amplamente utilizada na América do Norte, Europa e Ásia e sua demanda cresce na América do Sul, razão do investimento superior a R$ 3 milhões aprovado para a nova linha em Itatiba.

“Atendendo às exigências do Inovar-Auto e comprometida com o fomento de conhecimento e aumento da oferta de conteúdo local, a Litens reforça a crença no mercado brasileiro e seu potencial de crescimento e desenvolvimento com mais este aporte”, assegura Fragoso.

Segundo o executivo a OAD é uma polia especial, parte do alternador: possui sistema que absorve a vibração do motor, a tensão e também o ruído por meio do uso de um mecanismo patenteado pela empresa e sem similar no mundo. “Além de resultar em uma melhoria significativa no desempenho do motor, reduz o custo do sistema por meio de sua simplificação, aumenta sua durabilidade e ainda reduz o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de CO2”.

Fragoso diz que com o aumento do nível de exigência do consumidor, que está cada vez mais consciente e seletivo na hora de escolher seu próximo veículo, soluções inovadoras como o OAD se tornam cada vez mais necessárias. “Em tempos desafiadores como o atual as montadoras têm que se reinventar e oferecer cada vez mais valor agregado a seus clientes. Critérios como consumo e durabilidade têm se tornado exigência comum pelo público consumidor.”

Segundo o diretor da empresa há vários veículos no Brasil que incorporam a tecnologia, que até agora chegava apenas importada. “A disseminação dependia de uma ação nossa. O investimento envolveu compra de equipamentos, contratação de pessoas, incluindo engenheiros, e construção da nova linha. Se tivermos de ampliá-la é mais fácil, precisamos apenas dobrar a estrutura.”

Fundada no Canadá em 1979, a Litens está no Brasil há doze anos. “Somos o maior fornecedor de tensionadores para a indústria automotiva mundial. Daí a necessidade de gerarmos produtos que visam a uma maior eficiência energética.”


Whatsapp Logo