AutoData - Venda de caminhões ensaia recuperação em março
news
22/04/2015

Venda de caminhões ensaia recuperação em março

Por Viviane Biondo

- 22/04/2015

Depois de amargar a maior baixa de mercado do setor automotivo em fevereiro, as vendas de caminhões podem, enfim, rumar para dias melhores. Até a quarta-feira, 18, os emplacamentos de modelos a partir de 5 toneladas somaram 3 mil 727 unidades, segundo dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData.

Considerando-se que o período equivale aos treze primeiros dias úteis de março, a média diária de emplacamentos ficou em 287 unidades. Caso mantido esse ritmo a estimativa de vendas para o total do mês chega à faixa de 6,3 mil caminhões, o que representaria alta de 22% ante os 5 mil 182 licenciados em fevereiro.

O comparativo com março passado, contudo, seria negativo em 32%, já que naquele período, mesmo com o feriado de carnaval, o mercado foi de 9 mil 239 unidades.

De qualquer forma, segundo fontes ligadas a montadoras do segmento, o volume de negociações começa, pouco a pouco, a aumentar. De acordo com executivo diretamente ligado à indústria de caminhões ouvido pela reportagem, “o resultado preliminar de março, já mais aquecido, reflete a normalização dos financiamentos via Finame PSI, que só ocorreu em meados do mês passado”.

Ainda de acordo com as fontes os empresários aguardavam com expectativa a baixa nas taxas de juros do Finame PSI por meio de circular do BNDES, o que, entretanto, não ocorreu.

Dessa maneira pequenas e médias empresas seguem com opção de financiamento de 70% do valor do veículo a 9,5% ao ano e os 20% restantes em 17,24% ao ano, resultando em taxa mesclada de 11,22% ao ano, ou 0,89% ao mês.

As condições para as grandes empresas são de financiamento de 50% do bem a 10% de juros ao ano e os outros 40% a 15,74% ao ano, com resultado ponderado de 12,55% ao ano ou 0,99% ao mês.

“Agora o transportador que fechou contratos e precisa de novos veículos deverá partir para as compras. O problema é que com a economia em baixa muitos não se sentem confiantes e preferem optar pela locação, com receio de ficarem com caminhões novos parados por falta de carga.”

Ônibus – Por sua vez o mercado de ônibus registrou 1 mil 163 emplacamentos até 18 de março, segundo dados preliminares do Renavam, o que indica média diária de vendas de 90 unidades.

A estimativa para o mês, assim, é de 2 mil unidades, o que indicaria alta de 29,5% na comparação com as 1 mil 580 em fevereiro.

Diante dos 2 mil 454 chassis de ônibus vendidos em março passado, a baixa seria de 19%.


Whatsapp Logo