AutoData - Versa brasileiro chega com 65% de conteúdo local
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22/04/2015

Versa brasileiro chega com 65% de conteúdo local

Chega às concessionárias Nissan na segunda-feira, 23, o Versa nacional, produzido na fábrica de Resende, RJ. As linhas de montagem fluminenses começaram a entregar o sedã pequeno em janeiro, com cerca de 65% de conteúdo local – e o objetivo, de acordo com a montadora, é elevar esse índice rapidamente.

O March, primeiro modelo produzido na fábrica da Nissan, começou a sair de linha com índice equivalente de nacionalização. Menos de um ano depois seu conteúdo local já chega a 70% e a montadora trabalha para elevá-lo a 80%. Reduzir a exposição dos negócios ao câmbio e desenvolver a indústria local são algumas das razões para expandir a compra de peças nacionais, afirmou Ronaldo Znidarsis, vice-presidente de vendas e marketing da Nissan do Brasil.

Quanto ao atual momento, o executivo acredita que “a crise econômica e os panelaços são episódios passageiros. Nós viemos para ficar, gerar emprego e investimento no País e vamos trabalhar para isso, seguindo a contramão da tendência. Não é arrogância: não ignoramos o que acontece no mercado, mas acreditamos que o momento é bom para a Nissan no Brasil”.

O Versa chega para ajudar no plano da marca de ganhar 0,8 ponto de participação de mercado no próximo ano fiscal – de abril a março. Segundo Znidarsis a Nissan fechará o ano fiscal atual com 2,2% de participação e a meta é alcançar 3% daqui um ano.

O sedã pequeno compete em segmento que no ano passado alcançou 580 mil unidades vendidas, o segundo maior do mercado brasileiro. Tal como seu irmão de plataforma March, o Versa era importado do México na sua geração anterior – mais de 60 mil unidades vendidas por aqui.

A versão brasileira recebeu alterações visuais externas e internas, além do novo motor 1 litro três cilindros e o 1,6 litro com sistema FlexStart, da Bosch. Ganhou também três novas opções de catálogo, como explicou Jean-Philippe Thery, gerente de produto da empresa.

“A versão SL, que era a mais completa, respondia por dois terços das vendas e não havia a opção 1.0 importada do México. Portanto crescemos a gama tanto na entrada quanto no topo, com a versão Unique.”

O Versa agora parte da versão 1.0 com direção elétrica progressiva e ar-condicionado de série, por R$ 42 mil, e oferece ainda as opções 1.0 S, 1.6 SV, 1.6 SL e 1.6 Unique – as duas últimas deverão responder por 70% das vendas. A Nissan projeta vender cerca de 1,5 mil unidades nos primeiros três meses e depois subir para 2 mil unidades mensais.


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