AutoData - Pirelli ampliará exportação de 10% a 15% este ano
news
18/05/2015

Pirelli ampliará exportação de 10% a 15% este ano

Por Alzira Rodrigues

- 18/05/2015

Com o dólar acima dos R$ 3 a Pirelli projeta ampliar suas exportações de 10% a 15% este ano, com aumento de vendas não só para os países da América do Sul mas também para Estados Unidos e México. Sem revelar valores, o diretor industrial Brasil, Paulo Augusto Freitas, diz que mesmo com esse acréscimo e os bons resultados no mercado de reposição a empresa terá queda na produção por causa do desempenho negativo nos negócios OEM.

Diante desse quadro há negociações no momento com os trabalhadores das fábricas paulistas de Santo André e Campinas, assim como nas unidades de Feira de Santana, BA, e Gravataí, RS, para uso do lay-off. “Para adequar nossos estoques precisamos reduzir a produção em 17%, o que envolveria 1,5 mil dos nossos 12 mil funcionários no sistema de lay-off.”

Com relação às exportações, Freitas diz que o aumento das vendas a partir do Brasil faz parte de estratégia global da companhia: “Nós já exportávamos para os Estados Unidos e México, mas os negócios estavam devagar. Como as fábricas da Pirelli lá instaladas estão com demanda aquecida em função das vendas de veículos em alta ali, optou-se por favorecer as nossas exportações como forma de compensar, ao menos em parte, as dificuldades internas”.

GOIANA – Com plano local de investimento de R$ 1 bilhão no período 2014/2017 a Pirelli inaugura este mês novo centro de montagem no Polo Automotivo Jeep, em Goiana, PE, o sexto deste tipo da empresa no Brasil. De acordo com Freitas a unidade, responsável pela montagem dos pneus nas rodas do Jeep Renegade, tem como diferencial a sinergia em serviços:

“Estamos em uma fábrica premium com pneus premium. O projeto Jeep é considerado um dos melhores em termos tecnológicos na produção de veículos, contando com a metodologia de gestão que é referência no mundo automotivo, a WCM, World Class Manufacturing”.

Para esse projeto a Pirelli investiu em um sistema de montagem automática dos conjuntos roda e pneu, com sistema de entrega automatizado just in sequence. Todos os equipamentos da linha são automáticos e a nova unidade Pirelli colocará os pneus nos carros Jeep em oito processos de montagens: válvula na roda, lubrificação da roda e pneu, montagem automática do pneu na roda, inflagem automática do conjunto, simulação de carga automática do conjunto montado, medição automática, correção manual do desbalanceamento e medição automática do valor residual do balanceamento.

Serão cinquenta funcionários na unidade de Goiana, que embora instalada no polo da Jeep não será fornecedora exclusiva. “Seremos majoritários”, explica Freitas: “Nesse segmento, por questão estratégica, as montadoras sempre têm mais de um fornecedor”.


Whatsapp Logo