AutoData - Audiência termina sem acordo e greve na Chery completa 25 dias
news
01/06/2015

Audiência termina sem acordo e greve na Chery completa 25 dias

Por Michele Loureiro

- 01/06/2015

Terminou sem acordo a audiência de conciliação da Chery com o Sindicato dos Trabalhadores de São José dos Campos realizada na quinta-feira, 30, no TRT da 15ª região, em Campinas, SP.

Com isso, a greve na unidade de Jacareí, SP, completou 25 dias. A unidade responsável pela produção do modelo Celer produz cerca de 25 unidades por dia e emprega 450 trabalhadores.

Em nota, a montadora afirmou que solicitou o novo encontro por estar empenhada em resolver a questão “o mais rápido possível”. No comunicado a empresa afirma que ofereceu reajuste de 54,3% no salário-base, que passaria a ser de R$ 1 mil 850, “valor já aprovado pelos funcionários durante assembleia realizada no último dia 27”.

Como contrapartida a Chery negociava o encerramento da paralisação, com compensação parcial dos dias paralisados no decorrer deste ano. “Os demais pontos reivindicados pelo sindicato seguiriam em negociação”, afirmou a montadora.

O comunicado da Chery considerou que “o sindicato manteve a postura intransigente e mostrou-se mais preocupado em enfatizar seu posicionamento contrário à terceirização, tema alvo de discussões no Congresso e na mídia nacional. Diante disso, a Chery lamenta e fica no aguardo da decisão do TRT”.

O sindicato, por meio de porta-voz, informou que as reivindicações incluem 32 pontos e não apenas o piso salarial. Segundo os representantes dos trabalhadores há necessidade de melhoria nas condições de segurança e alimentação na fábrica, dentre outros pontos citados como críticos pelos metalúrgicos.

Diante da discordância das partes o TRT julgará a greve, em data ainda a ser definida.


Whatsapp Logo