AutoData - Setor automotivo é beneficiado em nova lista de ex-tarifários
news
01/06/2015

Setor automotivo é beneficiado em nova lista de ex-tarifários

Por Redação AutoData

- 01/06/2015

Resolução publicada pela Camex, Câmara do Comércio Exterior, no Diário Oficial da União de quinta-feira, 30, reduz de 14%  para 2% a alíquota de importação de 177 bens de capital até 31 de dezembro  de 2016. Desses, 158 são referentes a novos pedidos e 19 são renovações.

Os itens, agora incluídos no regime de ex-tarifários, não possuem similar nacional e por isso podem agora fazer uso do benefício fiscal.

Em comunicado o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o MDIC, afirmou que os ex-tarifários incentivarão investimentos de US$ 1,9 bilhão no País. A aquisição de equipamentos importados deverá custar ao todo US$ 186 milhões.

O setor automotivo foi o segundo maior beneficiado na nova lista, com 31,3% do montante de investimentos, perdendo apenas para construção civil, com 46,3%. Na sequência aparecem os setores de energia, com 5,4%, cerâmica, 2,6%, bens de capital, 2,4%, autopeças, 1,68%, siderúrgico 1,4%, madeira e móveis, 1,1% e outros, com 3,2%.

Segundo o comunicado do MDIC dentro do setor automotivo os projetos beneficiados diretamente serão “aumento da capacidade produtiva de motores em Minas Gerais” e também o “fornecimento de linha de produção para a fabricação de peças estampadas de carrocerias de veículos no Paraná”.

Como exemplo, foi concedido benefício para “equipamentos geradores de vácuo pneumático, dotados de acumulador e sistema especial de sucção com cilindros plásticos com finalidade de garantir a não deformação de peças durante o processo de dobradura feito por robôs na linha de montagem de componentes de veículos”.

Um porta-voz do MDIC afirmou à Agência AutoData que não há pormenores sobre as empresas que farão uso dos benefícios e ressaltou que a lista é baseada em produtos sem similares nacionais e não nas companhias interessadas na aquisição.

Os produtos importados virão principalmente da Alemanha, Estados Unidos, Itália e Japão. Mas Áustria, Holanda, Taiwan, Coreia do Sul e Espanha também enviarão remessas ao País, de acordo com o MDIC.


Whatsapp Logo