As vendas de veículos na China caíram 0,5% em abril, comparado com o mesmo mês do ano passado. Segundo agências internacionais a CAAM, associação das montadoras chinesas, afirmou que foram comercializados 2 milhões de veículos, somados automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no mês passado.
A associação admitiu que dificilmente a projeção de elevar em 7% as vendas de 2015 será alcançada, uma vez que ao fim do primeiro quadrimestre o crescimento apurado foi de 2,8%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Houve desaceleração com relação ao avanço do trimestre, que chegara a 3,9%.
De janeiro a abril os chineses consumiram 8,1 milhões de veículos.
As exportações a partir da China também sofrem pressão, de acordo com a Agência Reuters. Pelo quarto mês consecutivo houve recuo no volume exportado, graças ao enfraquecimento das moedas do Japão e Coreia do Sul, que ajudaram concorrentes, e a instabilidade em mercados como Rússia e Iraque.
Em abril foram exportadas 61,6 mil unidades, queda de 21,5% com relação ao mesmo mês de 2014 – foi a maior retração mensal deste ano. No acumulado do ano os chineses enviaram para outros mercados 245 mil unidades, queda de 14,6% com relação ao primeiro quadrimestre do ano passado.
Notícias Relacionadas
Últimas notícias