AutoData - Vendas caem 25% na primeira quinzena
news
19/06/2015

Vendas caem 25% na primeira quinzena

Por André Barros

- 19/06/2015

A primeira quinzena de maio fechou com retração de 25% nas vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e chassis de ônibus. De acordo com dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData o mercado registrou 110,1 mil licenciamentos até a segunda-feira, 18, quando completaram-se os primeiros onze dias úteis de maio. Há um ano o volume chegara a 148 mil unidades no mesmo período.

Na comparação mensal o saldo também é negativo, embora em menor proporção: com relação à primeira quinzena de abril, quando foram registrados 115,2 mil emplacamentos, a queda é de 4,4%.

A média diária da primeira quinzena alcançou pouco mais de 10 mil unidades, abaixo da média apurada na primeira quinzena de abril, 10,5 mil unidades, e em todo o mês passado, que chegou a 10,9 mil veículos.

O índice médio diário de licenciamentos só supera o de março, que somou 9,6 mil veículos.

Segundo uma fonte ligada ao varejo ouvida pela Agência AutoData a expectativa é de fechar o mês com cerca de 210 mil licenciamentos. Restam ainda nove dias úteis de vendas e, mantido este ritmo da quinzena até o fim de maio, o mercado chegaria a 200 mil unidades – o varejo espera, portanto, ligeira aceleração no ritmo da segunda metade, fenômeno que usualmente ocorre no mercado brasileiro.

Essas 210 mil unidades, caso confirmadas, representariam queda de 28% com relação a maio do ano passado, quando foram emplacados 293,4 mil autoveículos.

O resultado aprofundaria também a queda acumulada do ano, que fechou com 19% de retração no quadrimestre. De janeiro a maio do ano passado foram licenciados 1,4 milhão de veículos. Alcançada a projeção dos varejistas, este período de 2015 somaria 1,1 milhões de unidade, retração de 21%.