AutoData - Chery Jacareí ganhará parque de fornecedores
news
22/06/2015

Chery Jacareí ganhará parque de fornecedores

Por André Barros

- 22/06/2015

Um parque de fornecedores com vinte e cinco empresas será construído próximo à fábrica da Chery em Jacareí, SP, inaugurada em agosto do ano passado. O projeto esboçado há alguns anos foi oficializado na quarta-feira, 20, com a visita do Primeiro Ministro da China, Li Keqiang, ao Brasil – ele anunciou o empreendimento na abertura da Exposição de Equipamentos e Manufaturados da China, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, RJ.

Serão cerca de US$ 700 milhões em investimentos de 25 empresas: doze fabricantes de autopeças, cinco afiliadas, duas sistemistas, duas operadoras logísticas – uma delas, a Brazul, já opera no local – e três de serviços em geral.

Em entrevista à Agência AutoData, Luís Curi, vice-presidente da Chery Brasil, não revelou o nome de nenhum dos participantes, mas adiantou que a primeira fase do projeto deverá ser concluída em até dois anos. “Teremos apoio da Investe SP [agência de promoção de investimentos para o Estado de São Paulo] e da Prefeitura de Jacareí, que concederá alguns benefícios fiscais às empresas que entrarem no projeto.”

O Polo Industrial Automotivo de Jacareí, como está sendo chamado o projeto, ocupará área de quatro milhões de metros quadrados e deverá gerar cerca de cinco mil postos de trabalho. Segundo Curi empresas que já operam no Brasil também podem fazer parte do empreendimento – e adianta que, com algumas, as negociações já estão avançadas. Há também chinesas que entrarão no País por meio desse projeto.

A construção de um parque de fornecedores é um assunto levantado pela Chery desde o evento de assentamento da pedra fundamental da fábrica de Jacareí, em julho de 2011. Sua oficialização veio junto com uma série de investimentos da China no mercado brasileiro, parte da agenda da visita do primeiro ministro chinês ao País.

Nas próximas semanas a Chery oficializará mais um aporte no mercado nacional, desta vez para a produção local do Tiggo. Segundo Curi o projeto será protocolado no MDIC, o que permitirá à empresa importar certo volume do modelo da China sem incidência dos trinta pontos porcentuais adicionais do IPI majorado, como determina o Inovar-Auto.

O modelo era produzido na operação de Canelones, no Uruguai, que foi descontinuada.

Curi, entretanto, disse que a medida faz parte da estratégia de ampliar sua produção nacional. “Seguimos os planos para Jacareí, que inclui a produção nacional do Tiggo, que era o único modelo produzido no Uruguai.”

Em operação desde fevereiro deste ano, as linhas de Jacareí produzem, por enquanto, apenas os Celer versão hatch e sedã. Nos próximos meses entrará na linha de produção a nova geração do QQ, subcompacto da marca.