AutoData - Metalúrgicos da GM SJC cruzarão os braços em 29 de maio
news
22/06/2015

Metalúrgicos da GM SJC cruzarão os braços em 29 de maio

Por Redação AutoData

- 22/06/2015

Os trabalhadores da fábrica da General Motors de São José dos Campos, SP, cruzarão os braços na sexta-feira, 29. Não se trata, porém, de nenhum protesto específico contra a montadora: os metalúrgicos decidiram aderir ao chamado Dia Nacional da Paralisação, série de manifestações organizada por centrais sindicais contra o projeto de lei da terceirização, as MPs 664 e 665 e o ajuste fiscal.

Em comunicado o presidente do sindicato dos metalúrgicos local, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá, afirmou que a intenção é “construir uma greve geral contra todos os ataques que o governo Dilma e o Congresso Nacional têm realizado à classe trabalhadora”.

Mas a GM não escapou incólume: na mesma assembleia os trabalhadores exigiram abertura de negociações sobre a PLR com a montadora. O pedido foi protocolado no início de abril e até agora não foi agendada nenhuma reunião – tradicionalmente a primeira parcela da participação nos lucros é paga em maio, após negociações das duas partes.

Segundo Barros os trabalhadores reivindicam primeira parcela superior à de 2014, R$ 9,5 mil, e fim das metas. “A GM está muito atrasada, há semanas enrola para marcar a primeira rodada de negociação. Se continuar assim, as máquinas vão parar.”

Outra medida aprovada em assembleia foi a proibição de horas extras na unidade enquanto houver trabalhadores em lay-off – atualmente são 798 os afastados.

O presidente do sindicato manifestou também seu apoio aos trabalhadores da Volvo de Curitiba, PR, em greve há dez dias, a maior paralisação da história da fábrica de caminhões. Na quarta-feira, 21, executivos da Volvo e sindicalistas locais sentaram-se à mesa durante a tarde para discutir novas propostas, mas até o começo da noite a reunião ainda não havia terminado.

Em São Bernardo do Campo, SP, Mercedes-Benz e sindicato não chegaram a acordo. A montadora pretende demitir quinhentos funcionários da fábrica de caminhões e chassis, parte do excedente de 1 mil 750 funcionários que a companhia alega ter na unidade. Segundo o jornal Diário do Grande ABC nova rodada de discussões foi agendada para a segunda-feira, 25.