O presidente da Ford para América do Sul, Steven Armstrong, reuniu-se com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e a ministra local da Indústria, Débora Giorgi, no fim da tarde da quinta-feira, 28, na Casa Rosada, em Buenos Aires, sede do governo local, e ali anunciou investimento de US$ 220 milhões nas operações da montadora naquele país no biênio 2015-2016. Enrique Alemañy, presidente da operação argentina da Ford, também participou do encontro.
O aporte será aplicado para modernização das linhas na planta de General Pacheco, em especial para produção das novas gerações do Focus e da Ranger, já fabricados em seus modelos atuais naquela unidade. Serão renovadas em particular as áreas de prensa e pintura.
Além disso cerca de US$ 60 milhões serão aplicados em um programa de nacionalização de peças que, segundo o governo argentino, reduzirá em US$ 120 milhões ao ano as importações de peças pela Ford Argentina, em total de 290 componentes que atualmente chegam do Exterior e passarão a ser fabricados naquele país.
Em General Pacheco, além de Focus e Ranger, a Ford produz os motores diesel que equipam a picape.
Os US$ 220 milhões se somam ao programa de investimento de US$ 550 milhões da Ford na Argentina para o período 2011-2015. Assim, considerando-se de 2011 a 2016, este avança para US$ 770 milhões.
Em coletiva de imprensa concedida após o encontro a ministra da Indústria da Argentina afirmou que o setor automotivo em seu país “está sendo afetado pela fortíssima queda do mercado brasileiro, para onde vai 60% da produção local”. Ela ainda acrescentou que “graças ao investimento a Ford pode reorientar seus produtos para o mercado interno” – que encerrou o primeiro quadrimestre em retração de 12,5%.
Armstrong, por sua vez, declarou que “o contínuo fluxo de investimentos deixa evidente o relevante papel destinado à operação argentina no plano global One Ford como fornecedor regional estratégico para os planos de médio e longo prazo”. O executivo acrescentou ainda que “estes aportes em novos produtos e na qualidade da produção são elemento-chave do objetivo de continuar crescendo na região. Dotar a operação local da Ford com as tecnologias de produção mais modernas e com veículos de última geração comprovam nosso compromisso com a Argentina, que se mantém inalterado em 102 anos de presença ininterrupta no país”.
QUASE US$ 1 BI – Este é o terceiro investimento de montadoras na Argentina anunciado em pouco tempo. No início de março a Renault divulgou aporte de US$ 100 milhões para a unidade de Santa Isabel, que passará a produzir os modelos Logan e Sandero no ano que vem – atualmente ali são fabricados o Clio, o Fluence e o Kangoo.
E cerca de um mês depois novo montante para a mesma fábrica foi revelado conjuntamente pela Aliança Renault-Nissan e pela Mercedes-Benz: US$ 600 milhões para fabricar ali três picapes médias, uma de cada marca, a partir de 2018.
Assim apenas estas três iniciativas somadas – Ford, Renault e Aliança Renault-Nissan com M-B – representam investimento de quase US$ 1 bilhão na Argentina nos próximos anos.
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