AutoData - Rede unificada Peugeot e Citroën chega a seis casas no País
news
29/06/2015

Rede unificada Peugeot e Citroën chega a seis casas no País

Por Viviane Biondo

- 29/06/2015

Depois de Taguatinga, DF, receber a primeira concessionária unificada Peugeot Citroën no Brasil, a Saga France, em setembro do ano passado, outras cinco casas já foram autorizadas pelo Grupo PSA a trabalhar no chamado Projeto Y, segundo fontes ligadas às marcas.

Na prática, trata-se de concessionárias Peugeot e Citroën que funcionam lado a lado e compartilham a área da oficina, mas têm fachada e showrooms em separado, além de equipe de vendas e CNPJ distintos.

No Interior paulista as concessionárias Citroën do Grupo Lumière em Araçatuba, Bauru, Marília e Presidente Prudente já foram autorizadas pela PSA a representar também a Peugeot.

Luiz Carlos Bianchini, concessionário do Grupo Lumière e presidente da Abracit, Associação Brasileira dos Concessionários Citroën, afirmou em entrevista à Agência AutoData que as casas, antes apenas Citroën, já oferecem assistência técnica autorizada para os modelos Peugeot.

“No período de sessenta a 120 dias teremos também o showroom Peugeot, com espaço dedicado às vendas de novos e seminovos em separado, marcando a conclusão do processo completo de representação das duas marcas.”

Para Bianchini, representar as duas marcas foi uma oportunidade. “Vivemos tempos de ajustes econômicos, redução do volume de mercado e encerramento de atividades de concessionárias em alguns pontos do País. Recebemos, então, o convite para representar as duas marcas e aceitamos. Trata-se de uma sinergia que aumenta o fluxo nas casas e dilui os custos fixos. Creio que, como em todo o mundo, seja uma tendência no Brasil.”

Em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, a concessionária La Roche também trabalhava apenas com bandeira Citroën e agora igualmente acumulou as operações com a Peugeot.

Vinícius Confelvan, diretor do Grupo La Roche, conta que a oficina já é compartilhada e, em breve, a Peugeot ganhará espaço exclusivo de vendas ao lado das vitrines Citroën.

“Atendíamos clientes Peugeot com veículos fora de garantia. Havia aqueles que pediam que também atendêssemos os novos, então surgiu a oportunidade de representarmos as duas marcas.”

Confelvan afirma que a atividade compartilhada no pós-vendas começou há pouco, mas já se refletiu em alta nos negócios. “A passagem na oficina aumentou 25%. Estamos satisfeitos e já negociamos para obter representação da Peugeot também em São João da Boa Vista, no Estado de São Paulo, onde já somos Citroën.”

Consultada, a PSA não comentou estas ocorrências até o início da noite da terça-feira, 26.