AutoData - Eletropostos para recarga de veículos elétricos chegam às estradas
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17/07/2015

Eletropostos para recarga de veículos elétricos chegam às estradas

Por Viviane Biondo

- 17/07/2015

Os primeiros eletropostos para recarga de baterias de veículos elétricos estão chegando às estradas brasileiras. A CPFL Energia firmou parceria com a rede de postos de serviços Graal para criar o primeiro corredor intermunicipal para veículos elétricos do País, na ligação de Campinas a São Paulo. A cerimônia de oficialização ocorreu segunda-feira, 15.

O eletroposto pioneiro ficará no posto Graal 67, na rodovia Anhanguera sentido Campinas, altura de Jundiaí, no Interior paulista. Sua instalação está marcada deverá ocorrer do fim de julho ao início de agosto, como revela Marcelo Gongra, coordenador de inovação da CPFL Energia.

“Trata-se de um projeto de pesquisa e desenvolvimento que se estenderá até 2018, com investimento de R$ 21,2 milhões, da Aneel. O objetivo é estudar a aplicação real de elétricos no Brasil, com postos de recarga em cidades e estradas para avaliar os impactos na distribuição de energia.”

A meta é passar de quatro para trinta postos de recarga instalados em Campinas e região metropolitana, incluindo-se aí os eletropostos das estradas.

Eles permitem carregamento gratuito e rápido dos veículos, com reabastecimento de 80% da bateria em meia hora e serão compatíveis com veículos elétricos na configuração chamada plug tipo 2, caso de modelos BMW, BYD e Renault. Até o fim do ano a CPFL avaliará a ampliação também para os veículos de plug tipo 1, de marcas como Mitsubishi e Nissan.

A posterior expansão para um posto na rodovia dos Bandeirantes já está em estudo e tem apoio da ABVE, Associação Brasileira de Veículos Elétricos.

A instalação da infraestrutura de eletroposto rápido inclui transformador de baixa tensão, carregador e cabeamento, com custo estimado em R$ 50 mil.

A rede Graal, por seu lado, assumirá as despesas com o consumo de energia, de modo que os motoristas de elétricos possam ter à disposição recarga gratuita por 24 horas, todos os dias.

“Não há, ao menos por enquanto, regulamentação para venda de energia para recarga de veículos, daí a necessidade de se estabelecer uma parceria nesse sentido”, esclarece Gongra. “Temos frota própria de seis carros elétricos e temos a meta de ampliar esse total para 27, para realizar os testes.”

O BMW Group Brasil também avança na oferta de energia para elétricos BMW e de outras marcas compatíveis com seu sistema de recarga. Desde maio oferece, em parceria com a rede de shoppings Multiplan, o BMW i Wallbox, em São Paulo.

Na semana passada anunciou a extensão dos pontos de recarga pública de automóveis elétricos e plug-in híbridos em estacionamentos de shoppings centers da Multiplan. Nos próximos meses os postos serão instalados em estabelecimentos das cidades de Ribeirão Preto, SP, Curitiba, PR, Rio de Janeiro, RJ, e Belo Horizonte, MG.

Melhores ares nas cidades – Em um ano, modelos elétricos Renault participantes do Projeto Curitiba Ecoelétrico evitaram a emissão de 6,6 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável, da capital paranaense, é resultado de parceria da Prefeitura de Curitiba com Renault do Brasil, Itaipu Binacional e CEIIA, Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, de Portugal.

De acordo com dados da prefeitura de Curitiba, a frota de elétricos Renault é composta por dez unidades: cinco Zoe, três Kangoo Z.E e dois Twizy. Já percorreram 53 mil quilômetros desde o lançamento, em junho do ano passado.

O meio ambiente agradece o desempenho dos modelos: além de evitar a emissão de 6,6 toneladas de CO2, eles geraram economia equivalente a 5,3 mil litros de combustível, ou 33 barris de petróleo.

Em São Paulo os veículos urbanos movidos a hidrogênio contribuem para reduzir a emissão de poluentes como material particulado e gases de efeito estufa. Graças a esse sistema de propulsão o modelo emite apenas vapor d’água.

Na segunda-feira, 15, o Estado recebeu quinze ônibus a hidrogênio, a primeira frota brasileira com essa especificidade.

A frota circulará no trecho Diadema-Morumbi no corredor S ão Mateus-Jabaquara. A estação de produção e abastecimento de hidrogênio fica na unidade São Bernardo do Campo, SP, da EMTU, Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo. Já a operação da estação é de responsabilidade da Petrobras Distribuidora.