AutoData - NNG chega ao Brasil e quer 50% do mercado de reposição
news
23/11/2015

NNG chega ao Brasil e quer 50% do mercado de reposição

Por André Barros

- 23/11/2015

Ao oficialmente fincar seus pés no mercado nacional com a abertura de um escritório em São Paulo, a desenvolvedora de softwares para navegação NNG, de origem húngara, traçou uma meta nada modesta: colocar seus mapas em 50% do mercado de reposição em dois anos.

Sem mencionar o quanto isso significa em volume, o gerente geral de vendas da NNG Brasil, Fernando Goto, contou que a bagagem da NNG no Exterior ajudará a alcançar esses objetivos, mesmo diante da crise econômica do País. Segundo ele os maiores índices de crescimento da companhia foram alcançados em 2008, quando a Europa passava por crise.

“Nosso crescimento global chega a 40% ao ano”.

A NNG, dona da marca iGO, fornece os mapas e configurações de sistemas de navegação para montadoras, sistemistas e fabricantes de aparelhos de GPS, embora estes ultimamente tenham perdido espaço no mercado. Seus softwares já são conhecidos dos brasileiros – equipam modelos Hyundai, Renault e Toyota, por exemplo.

Embora esteja com foco definido na reposição, onde o potencial de crescimento é enorme devido ao tamanho da frota e a crescente busca por multimídia pelos consumidores, a NNG trabalha com projetos para o segmento OEM, globais ou locais. Maior proximidade do cliente foi um dos pontos fundamentais por decidir abrir seu escritório da América Latina, com sede em São Paulo – e que atenderá da Argentina ao México.

“Queremos fortalecer nossas relações com parceiros e clientes por meio do contato direto. Com o atendimento local conseguiremos também entender e atender os requisitos específicos da região”.

Chegar ao Brasil em meio à queda de mais de 20% nas vendas de veículos 0km não assusta a companhia, que vê um aumento na demanda por modelos com a sua tecnologia. “O segmento de SUVs compactos, por exemplo, é um dos que segue a trajetória oposta e cresce no mercado. Nele quase 100% dos veículos saem de linha equipados com sistemas de navegação”.

Celulares – À primeira vista os smartphones e seus aplicativos de navegação gratuitos podem ser encarados como concorrentes da NNG. Mas a empresa não enxerga o cenário dessa maneira.

“Não consideramos os celulares concorrentes. Nossos produtos conseguem oferecer o melhor dos dois mundos”.

Goto explicou que a principal desvantagem do uso dos aplicativos, a necessidade de sinal de internet, é corrigida com os seus navegadores. “Ao sair de casa ou do trabalho o consumidor traça a sua rota em seu celular e, ao entrar no carro, sincroniza essa rota com o navegador do automóvel. Assim ele consegue navegar desconectado e tem sempre os mapas atualizados”.

Essa sincronização pode ser feita por meio de tecnologia bluetooth ou cabo USB. Mas para ter informações do trânsito em tempo real, por exemplo, ainda é necessária a conexão com a internet. A vantagem, no caso, será poder acompanhar a navegação pela tela do sistema multimídia do veiculo.


Whatsapp Logo