A Kia Motors comercializará no Brasil a versão elétrica do monovolume Soul. A decisão, anunciada por meio de comunicado à imprensa, era aguardada ao menos desde o fim do ano passado – o modelo foi mostrado ao público brasileiro no Salão do Automóvel, em outubro de 2015, mas à época o representante da montadora aqui, José Luiz Gandini, afirmou que sem algum tipo de benefício específico sua comercialização seria inviável “por conta do preço que teríamos que praticar no mercado”.
Nesta semana a Camex publicou decisão em que eliminou o imposto de importação, até então de 35%, para os modelos 100% elétricos, como é o caso do Soul.
No Salão do Automóvel Gandini defendeu ainda que modelos híbridos e elétricos fossem excluídos da cota de importação do Inovar-Auto, de no máximo 4,8 mil unidades/ano, mas este pleito não foi atendido. Agora, em comunicado, pediu também redução do IPI: “O Soul EV tem chances reais de competitividade ainda maior caso os benefícios se estendam também à redução da alíquota do IPI, hoje de 25%, para 7%, alíquota dos automóveis de entrada de 1 litro, que poluem menos. Assim, podemos contribuir ainda mais com a frota circulante de veículos elétricos no Brasil”.
De qualquer forma o empresário considerou que “temos de parabenizar a Camex porque, agora, nós podemos trazer produtos com alto valor agregado. Do ponto de vista tecnológico e ambiental, o Soul EV traduz uma tendência mundial por automóveis mais limpos”.
De acordo com a fabricante o modelo já está homologado para venda no País, mas não foram divulgadas previsões de preço ou data de início de comercialização.
Pelos cálculos da Kia Motors a autonomia é de 179 quilômetros durante uso em ciclo rodoviário e de 219 quilômetros no urbano. O modelo possui sistema de frenagem regenerativa, que ajuda a alimentar a bateria.
No Salão paulistano a Kia mostrou ainda o sedã Optima em versão híbrida, mas para este não houve divulgação de planos de lançamento.
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