AutoData - Volkswagen inaugura laboratório 4.0
Tecnologia
14/06/2018

Volkswagen inaugura laboratório 4.0

Imagem ilustrativa da notícia: Volkswagen inaugura laboratório 4.0
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – A Volkswagen inaugurou na quinta-feira, 14, um laboratório de realidade virtual na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, que simula as linhas de produção em computadores. Por meio desta tecnologia a empresa pode projetar novas instalações, desenvolver processos e protótipos de veículos.

 

Os testes feitos por meio da simulação virtual minimiza erros no processo e reduz o número de retrabalhos, disse Celso Placeres, diretor de engenharia de manufatura: “A tecnologia de imersão torna viável o desenvolvimento com um nível de assertividade nunca antes imaginado. Tudo isso acontece antes da implementação física. Dessa forma é possível tomar decisões mais rápidas e melhorar os custos”.

 

Antes de dispor desse laboratório a VW realizava testes similares em espaço denominado fábrica digital. Segundo a companhia as simulações feitas evitaram gastos superiores a R$ 100 milhões em seis grandes projetos implementados nos últimos cinco anos.

 

A tecnologia de simulação em ambiente virtual é um dos pilares da Indústria 4.0, conceito que vem sendo adotado pela indústria de veículos no País. Anúncios sobre o assunto têm sido recorrentes este ano. A Pirelli, por exemplo, conectou sua linha de produção de Feira de Santana, BA, com as demais fora do Brasil, e a Mercedes-Benz inaugurou nova linha digital.

 

O conceito de fábrica digital ainda é um patamar que a indústria no mundo todo – e não apenas no Brasil – busca alcançar. Estudo da consultoria Deloitte apresentado em março mostrou que as empresas estão nos estágios iniciais do processo de preparação para aproveitar todo o potencial da Ind 4.0, que se caracteriza pela união de tecnologias digitais e físicas, como análise, inteligência artificial, computação cognitiva e IoT, a Internet das Coisas.

 

Foto: Divulgação.