Média diária de vendas cai 18% na quinzena

Imagem ilustrativa da notícia: Média diária de vendas cai 18% na quinzena

São Paulo – Até a sexta-feira, 15, os licenciamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e chassis de ônibus somaram, em junho, 97,7 mil unidades, informou à Agência AutoData fonte ligada ao varejo. Com onze dias úteis a média diária de emplacamentos somou 8,9 mil unidades, queda de 17,8% com relação à primeira quinzena do mês passado.

 

Nos primeiros quinze dias de maio foram licenciados 107,6 mil veículos.

 

Disse a fonte que o resultado da quinzena ainda reflete os efeitos da greve dos caminhoneiros, que parou o País no fim do mês passado. Por cerca de uma semana nenhum veículo foi produzido no País, pois a indústria ficou sem estoque de peças. Do mesmo modo as revendas sofreram com o menor fluxo de compradores e com a consequente redução nas vendas -- e o reflexo nos emplacamentos foi sentido na última semana de maio e na primeira deste mês.

 

Os varejistas acreditam que as vendas fiquem por volta das 200 mil unidades, um desempenho semelhante ao de maio, quando foram comercializados 201,9 mil veículos. A Copa do Mundo, segundo a fonte, pode reduzir o fluxo nas lojas – embora diversas concessionárias tenham optado por manter as portas abertas inclusive durante os jogos da seleção brasileira.

 

O Chevrolet Onix liderou as vendas da quinzena, com 8,2 mil licenciamentos, seguido pelo Hyundai HB20 com 4,7 mil unidades. Completam o Top 5 Ford Ka, com 3,7 emplacamentos, e Fiat Mobi e Argo, com 2,7 mil e 2,6 mil unidades vendidas, respectivamente.

 

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil