São Paulo – As montadoras estão trabalhando com as suas redes concessionárias para que a lucratividade cresça nos pontos de vendas. Executivos da Caoa Montadora, Toyota e Volkswagen que participaram de painel no Seminário AutoData Revisão das Perspectivas 2018, realizado na segunda-feira, 25, no World Trade Center, em São Paulo, relataram medidas tomadas neste sentido para adequar a distribuição com a demanda.
A Volkswagen, que vive processo de recuperação do volume de vendas no País – acelerado após os lançamentos do hatch Polo e do sedã Virtus –, prepara-se para reduzir o tamanho de sua rede em busca de maior rentabilidade. De acordo com Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas, “teremos de cortar o número de lojas de forma a buscar a eficiência de toda operação. Numerosa como estava eram menores as margens aos concessionários”.
No caso da Caoa Montadora vigora a manutenção da estrutura: o presidente Mauro Correia afirmou que a empresa trata de não aumentar o tamanho da rede por meio do crescimento da meta de vendas de veículos por loja: “Ainda vivemos momento de incertezas, mas antes de qualquer prognóstico é preciso manter o foco em volumes maiores, até porque trabalhamos com a venda de veículos de maior valor”.
A Toyota avalia os movimentos do mercado no segundo semestre para tomar decisões a respeito de planejamento na rede de vendas. Isto porque, contou o diretor Ricardo Bastos, o crescimento de vendas e exportações provocaram surpresa: “Cresceu acima da expectativa e isso é algo para se acompanhar de perto para que nada escape das nossas possibilidades. O importante é uma operação estruturada”.
Foto: Christian Castanho.
Notícias Relacionadas
Últimas notícias