Fábricas produzem mais mirando agosto

Imagem ilustrativa da notícia: Fábricas produzem mais mirando agosto
CompartilheBalanço da Anfavea
06/07/2018

São Paulo – As empresas fabricantes de veículos instaladas no Brasil chegaram ao fim do primeiro semestre com desempenho positivo de volume de produção, mostrou balanço divulgado pela Anfavea na sexta-feira, 6. As linhas de montagem produziram 1 milhão 434 mil 506 unidades, o que representa crescimento de 13,6% na comparação com idêntico semestre do ano passado. Em junho foram produzidas 256,3 mil unidades, alta de 21% ante junho do ano passado e 20,7% a mais do que em maio.

 

A evolução do volume de maio a junho mostrou que as empresas mantiveram o ritmo de produção mesmo com a alta do dólar e a consequente diminuição das exportações aos principais parceiros na região latina, Argentina e México.

 

Antonio Megale, presidente da Anfavea, disse que empresas tomaram medidas visando à aceleração da produção para compensar as perdas causadas pela greve dos caminhoneiros. Ele afirmou, ainda, que historicamente a indústria exerce ritmo maior de produção no fim do primeiro semestre como forma de atender às demandas de julho e agosto, meses em que se vende mais carros no País.

 

Do total de unidades produzidas até junho 1 milhão 369 mil 506 unidades foram automóveis e comerciais leves, o que representa alta de 12,6% na comparação com o mesmo semestre de 2017. A indústria produziu 49 mil 587 caminhões, 37,7% a mais na comparação com o volume de pesados fabricados no primeiro semestre do ano passado. Os ônibus corresponderam a 14 mil 933 unidades até junho, 49,7% a mais do que no primeiro semestre de 2017.

 

Foto: Divulgação.