AutoData - Mercosul revê União Europeia em fim de agosto
Comércio Exterior
24/07/2018

Mercosul revê União Europeia em fim de agosto

Imagem ilustrativa da notícia: Mercosul revê União Europeia em fim de agosto
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – Não se sabe ainda quando: se na última semana de agosto ou se na primeira de setembro. Mas a realidade é que representantes da Região Mercosul e da União Europeia, com status ministerial, se reunirão nesse período em Montevidéu, Uruguai, para continuar a discutir o acordo bilateral.

 

Profissionais com acesso ao andamento das negociações dos últimos dias, realizadas em Bruxelas, Bélgica, sede da Comissão Europeia, têm a esperança de que os ministros tenham, em Montevidéu, boas novas para divulgar nos primeiros dias de setembro.

 

Disseram que avanços significativos foram obtidos nos últimos dias, o suficiente para demandar a interrupção das negociações para consultas. Aparentemente surgiu uma nova fórmula para equalizar interesses industriais da Região Mercosul aos agrícolas da União Europeia — particularmente a França.

 

“A impressão é a de que o equilíbrio está sendo forjado”, contou a fonte. “E que o grande impedimento, na forma dos interesses desses dois setores da economia, será finalmente superado.”

 

E, a bordo desse entendimento, veículos elétricos chegariam ao Mercosul à base do livre comércio, sem taxas, e os demais veículos, por seis, sete anos, teriam reduzidas as taxas de importação à metade, de 35% para 17,5%.

 

Foto: Divulgação.