AutoData - Hyundai produz 1 milhão sem plano para expansão
Montadora
14/08/2018

Hyundai produz 1 milhão sem plano para expansão

Imagem ilustrativa da notícia: Hyundai produz 1 milhão sem plano para expansão
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – Um novo recorde para a indústria automotiva nacional foi quebrado pela Hyundai Motor, que alcançou, em menos de seis anos, a marca de 1 milhão de unidades produzidas em Piracicaba, SP. Deste volume, 940 mil foram da família HB20 e 60 mil do SUV Creta.

 

A capacidade produtiva da unidade, limitada a 180 mil unidades anuais, não permitiu que o marco fosse alcançado antes. Todos os modelos Hyundai que saem de Piracicaba são vendidos pela rede de concessionários – apenas uma pequena parte é exportada para Bolívia, Paraguai e Uruguai.

 

Para ampliar esse volume, acompanhar a retomada do mercado e continuar crescendo, a Hyundai precisaria investir na fábrica para expandir a capacidade produtiva. Mas, segundo seu diretor executivo de vendas e marketing, Angel Martinez, isso não acontecerá tão cedo:

 

“A curto prazo não temos planos de expandir a fábrica de Piracicaba, mas estamos sempre estudando como extrair mais da capacidade produtiva atual. No ano passado aumentamos a produção diária de 34 carros para 36”.

 

Martinez reconheceu que, sem a expansão da fábrica, a participação de mercado atual da Hyundai está ameaçada: “Sabemos que se o mercado continuar crescendo não será possível manter nossa participação. Este é um risco que corremos no momento”.

 

O limite na capacidade produtiva atrapalhou a companhia, que já teve 10% de participação de mercado e agora detém 8%:

 

“Essa queda ocorreu pela dificuldade que tivemos em acompanhar a alta do mercado na época. Por causa da nossa capacidade de produção não temos como aumentar a nossa rede de concessionários. O número atual, 212 revendas, atende à nossa expectativa de vendas, mas gostaríamos de ter mais umas doze unidades”.

 

Próxima Meta – Outra marca importante que a Hyundai atingirá é a de 1 milhão de veículos vendidos no Brasil, prevista para setembro. Para comemorar a empresa apresentou a versão comemorativa 1 Million para os modelos HB20, HB20S e Creta, limitada em 4,5 mil unidades, durante a conferência anual realizada com os concessionários, na terça-feira, 14.

 

Foto: Divulgação.