AutoData - ABB lança carregador para casas e condomínios
Estratégia
23/08/2018

ABB lança carregador para casas e condomínios

Imagem ilustrativa da notícia: ABB lança carregador para casas e condomínios
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – A ABB, empresa que desenvolve soluções de carregamento para veículos elétricos, lançou globalmente o novo carregador EVLunic AC para uso doméstico. Segundo a companhia, é opção mais barata de seu portfólio — e já está disponível para compra no Brasil, com preços que vão de R$ 5 mil até R$ 18 mil. O aumento da oferta local de carregadores da empresa vai de acordo com o que ela espera para os próximos anos, segundo seu gerente de negócios de produtos para eletrificação, Marcelo Vilela:

 

“Acreditamos que os veículos elétricos e híbridos são um caminho sem volta para o setor automotivo. Com a redução do IPI que o Rota 2030 trará para esse tipo de veículo e o aumento da infraestrutura, que é o nosso papel, haverá crescimento nos próximos anos. Podemos até localizar a produção do EVLunic, mas tudo dependerá da demanda do mercado interno”.

 

No ano passado foram vendidos 3 milhões de veículos eletrificados em todo o mundo e Vilela acredita que este ano as vendas chegarão a 7 milhões.

 

De acordo com ele, empreendimentos comerciais e residências de alto padrão são os possíveis compradores do carregador, para oferecer ao público a possibilidade de carregar seus carros enquanto trabalham, ou durante a noite, no caso das residências: “Esse é o nosso principal público alvo, porque atualmente é necessário ter um pouco mais de recurso para possuir um carro elétrico ou híbrido no Brasil. Também estamos de olho nos proprietários que tenham interesse em instalar um ponto de recarga em sua residência”.

 

Quando instalado em uma residência, o consumo do carregador virá na conta de luz mensal. No caso de condomínios e outros locais de uso coletivo, existe a possibilidade de medir individualmente por meio de um cartão de identificação que registra, em sistema criado pela ABB, o consumo de cada recarga. Em um condomínio, por exemplo, é possível enviar a cada condômino o valor de suas recargas junto com a conta mensal.

 

Os interessados podem comprar o carregador direto com a ABB, mas o principal canal de vendas serão instaladores e integradores, empresas especializadas na instalação de postos de recarga para elétricos. Segundo Vilela, são necessárias algumas mudanças na instalação elétrica da residência ou do condomínio para que o carregador funcione de maneira segura.

 

Foto: Divulgação.