AutoData - Pontos de recarga da ABB crescerão com projeto da eletrovia
Mobilidade
23/08/2018

Pontos de recarga da ABB crescerão com projeto da eletrovia

Imagem ilustrativa da notícia: Pontos de recarga da ABB crescerão com projeto da eletrovia
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – O projeto da ABB de desenvolver a primeira eletrovia no Brasil, no estado do Paraná, em parceria com a concessionária estatal local Copel alavancará o número de postos de recarga que a empresa possui por aqui, de acordo com Marcelo Vilela, gerente de negócios de produtos para eletrificação:

 

“Divulgamos o projeto no começo do ano e já instalamos dois pontos de recarga. Até o fim do ano instalaremos mais seis, chegando a dez postos no Brasil, uma vez que temos outros dois pontos instalados no estado de São Paulo”.

 

A eletrovia está em instalação na BR-277 que liga as cidades de Paranaguá e Foz do Iguaçu, PR, em um trajeto de 608 quilômetros.  Os pontos de recarga da rodovia têm capacidade para carregar de 80% a 90% da bateira dos veículos em um prazo de 15 a 30 minutos, dependendo do modelo. A distância entre um ponto e outro será de 100 a 150 quilômetros e os conectores são compatíveis com todos os modelos comercializados no Brasil.

 

Na visão da ABB, o mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil terá crescimento expressivo nos próximos anos e, de olho nesse novo modelo de negócios, a empresa já negocia com outras companhias para criar parcerias que desenvolvam a infraestrutura necessária. “Além de não ser poluente, estudos comprovam que o quilômetro rodado com um veículo elétrico é 75% mais barato do que com um movido a gasolina”.

 

Além dos dois pontos de recarga que a empresa já instalou no Paraná, existem mais dois nas rodovias Bandeirantes e Anhanguera, que ligam as cidades de São Paulo a Campinas, em parceria com a CPFL, Companhia Paulista de Força e Luz. No mundo, a ABB já instalou mais de sete mil pontos de recarga para esse tipo de veículo.

 

Fotos: Dani Catisti / Copel.