AutoData - Brasil fora da rota do extrapesado Ford
Lançamento
30/08/2018

Brasil fora da rota do extrapesado Ford

Imagem ilustrativa da notícia: Brasil fora da rota do extrapesado Ford
Foto Jornalista Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Farroupilha, RS – O caminhão extrapesado que a Ford deverá lançar na feira de veículos comerciais IAA, em Hannover, Alemanha, em setembro, e que já foi flagrado por ruas europeias durante testes este ano, passará longe do mercado brasileiro e dos demais vizinhos da América do Sul. 

 

De acordo com Oswaldo Ramos, diretor de vendas e marketing da Ford Caminhões, foi feito estudo de viabilidade econômica do modelo extrapesado no Brasil e na Argentina e que, nesta análise, os dados mostraram que produzir e vendê-lo aqui é inviável do ponto de vista do custo. Afora essa questão, seguiu o executivo, o foco da empresa na região “está nos modelos semipesados”.

 

O veículo, desenvolvido pela equipe de engenharia da Ford da Turquia, está na prancheta desde 2013 e deverá ter uma cabine com 2 m 50 de largura, piso plano e motor Ford. Na Turquia a empresa opera por meio de parceria com a Otosan. A capacidade de produção, lá, é de 15 mil unidades/ano, segundo site da Ford.

 

Na Turquia a empresa mantém cinco unidades, sendo três delas produtivas: em Gölcük são produzidos os modelos Transit e Cargo, em Inönü os extrapesados e em Yeniköi os modelos Transit/Tourneo Courier. Há uma fábrica de motores e transmissões e um centro de pesquisa e desenvolvimento.

 

Foto: Divulgação.