Pirelli lança linha de pneus para carros clássicos

Imagem ilustrativa da notícia: Pirelli lança linha de pneus para carros clássicos
CompartilheLançamento
30/08/2018

São Paulo - De olho no crescente nicho de colecionadores de carros clássicos, a Pirelli apresentou na quinta-feira, 30, a linha Collezione, formada pelos históricos modelos Cinturato CA67, Cinturato CN72, Cinturato CN36, Cinturato CN12 e Cinturado P5 -- primeiro foi lançado em 1951. Segundo Fábio Migliano, gerente de produtos car e motorsport da Pirelli, os cinco pneus resgatam as características dos principais produtos lançados no passado, usados pelas montadoras em diversos modelos produzidos, mas seguem os padrões atuais de sustentabilidade e segurança.

 

Por ser uma linha voltada para proprietários de carros clássicos, a companhia fará venda apenas sob encomenda com Batistinha, dono de uma oficina especializada na reforma e preparação de automóveis, que possui uma maior proximidade com esse público:

 

"Esse lançamento da Pirelli resolve um grande problema para quem reforma carros antigos", disse Batistinha. "A falta de pneus originais fazia com que os proprietários usassem outro tipo de pneu, que demandava mudanças na suspensão e em outras partes do veículo, afetando a originalidade e dirigibilidade".

 

Os poucos pneus originais que são encontrados no mercado estão resssecados pelo tempo e não podem mais ser usados para rodar -- servem, no máximo, para exposições e, mesmo assim, muitas vezes acabam não aguentando e estouram.

 

Ao receber o pedido de Batistinha, a Pirelli pede trinta dias para entregar o jogo de pneus, prazo que considera bom para esse tipo de situação, uma vez que a reforma do automóvel pode demorar anos, como observou Migliano: "Produziremos os cinco modelos de pneus na nossa fábrica da Turquia, a mais moderna da companhia, e exportaremos para diversos mercados a partir dessa unidade".

 

No Brasil a expectativa da companhia é vender quarenta jogos de pneus no primeiro ano, enquanto avaliará a aceitação e a demanda do mercado. Os preços ainda não foram definidos.

 

A linha Collezione pode ser usada em diversos modelos clássicos, como os Dodge, Maverick e Opala. Serão oferecidas as mesmas medidas da época de sua produção em série: durante o desenvolvimento do produto os engenheiros usaram como base os mesmos parâmetros criados pelos projetistas da época, para garantir a configuração original de cada carro, mantendo os desenhos das bandas de rodagem, mas com tecnologias e compostos de última geração.

 

Fotos: Divulgação.