AutoData - Produção de agosto foi a melhor desde 2014
Balanço da Anfavea
06/09/2018

Produção de agosto foi a melhor desde 2014

Imagem ilustrativa da notícia: Produção de agosto foi a melhor desde 2014
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São Paulo – O ritmo das vendas no mercado interno sustentou o crescimento da produção de veículos no Brasil até agosto. De acordo com dados da Anfavea, divulgados na quinta-feira, 6, saíram das fábricas instaladas no País, nos oito meses, 1 milhão 971 mil 752 veículos, volume que representa alta de 12,8% sobre igual período no ano passado. 

 

De acordo com Antonio Megale, presidente da associação das fabricantes, o volume de veículos produzido em agosto, 291,4 mil unidades, foi o melhor para um mês desde outubro de 2014 e conseguiu suplantar outra frente de mercado das montadoras: as exportações, que estão em queda por causa do quadro econômico da Argentina, principal parceiro comercial do Brasil no setor automotivo.

 

Em agosto o ritmo das linhas cresceu 11,7% sobre o mesmo mês do ano passado e 18,6% com relação a julho.

 

Disse Megale: “A produção ao longo do ano passado e no primeiro semestre estava sendo guiada pelos pedidos de outros mercados, sobretudo a Argentina, que tinha planos de constituir mercado de um milhão de veículos em 2018. Com a queda daquele mercado, diminuiram os embarques. Por outro lado, o mercado interno manteve o crescimento e sustentou a produção”.

 

Para o mês de setembro, no entanto, a expectativa da entidade é a de que o desempenho seja negativo em função do agravamento da situação Argentina: “Os reflexos vindo das exportações serão sentidos mais em setembro, mês em que esperamos diminuição do ritmo em todos os indicadores. Pesa o fato de o mês ter dezenove dias úteis”.

 

A entidade deve, inclusive, revisar as projeções do ano no próximo mês. Ao que tudo indica, de acordo com o presidente da Anfavea, a revisão dos números será para baixo. Na produção, a entidade projetou 3 milhões 21 unidades, o que representaria crescimento de 11,9% sobre o volume produzido no ano passado.

 

Separando por categorias, até agosto, a produção de automóveis foi de 1 milhão 883 mil 32 unidades, 11,9% a mais do que no mesmo período em 2017.  Os caminhões foram 67 mil 941 unidades, alta de 31,7%. Com relação aos ônibus, foram 20 mil 779 unidades produzidas, crescimento de 43,9%.

 

Os estoques de veículos, segundo o levantamento da Anfavea, em agosto, chegaram a 280,7 mil unidades, sendo 161,5 mil unidadades nos concessionários e 119,2 mil nas montadoras. Em julho, o estoque total estava em 248,7 mil unidades.

 

Foto: Divulgação.