AutoData - Nova geração Actros é destaque da Daimler
Evento
18/09/2018

Nova geração Actros é destaque da Daimler

Imagem ilustrativa da notícia: Nova geração Actros é destaque da Daimler
Foto Jornalista Márcio Stéfani

Márcio Stéfani

Hannover, Alemanha – A Daimler foi a primeira montadora a mostrar seu imenso repertório de novidades para esta importante IAA 2018, que abre suas portas na quinta-feira, 20, em Hannover, Alemanha. Em evento realizado para cerca de quinhentos jornalistas de todo o mundo em hangar especialmente locado no aeroporto da cidade, a empresa montou estrutura na qual quarenta veículos puderam ser testados — dentre vários modelos de caminhões o novíssimo ônibus urbano elétrico eCitaro e a van eVito.

 

Apesar de toda a eletricidade, digamos, que cercou o local, a grande atração ficou mesmo reservada para o fim do evento, com a apresentação do New Actros. Recheado de novidades, trouxe uma série de componentes que haviam sido mostrados anteriormente somente no caminhão conceito especial que fora exposto na IAA 2016. Para quem não se lembra, foi o caminhão do futuro que visitou o Brasil por ocasião das comemorações dos 60 anos da Mercedes no País.

 

O New Actros vem agora equipado com sessenta novos sistemas inteligentes de assistência que, no ponto de vista da Mercedes, “antecipam o futuro e colocam a marca na vanguarda em termos de veículos de transporte de carga”. Seus principais destaques, que já faziam parte do protótipo apresentado em 2016, ficam por conta do cockpit multimídia com dois dispositivos integrados com função touch que possibilitam ao motorista interagir com grande facilidade com todas as funções do caminhão, a direção autônoma parcial que controla todo o veículo, inclusive sua velocidade e rota, o sistema de frenagem de emergência ativo e, por fim, o espelho equipado com câmeras com visão lateral que praticamente elimina pontos cegos. 

 

“Nós não prometemos. Nós cumprimos”, afirmou Martin Daum, CEO da Daimler Trucks and Buses na abertura do evento. Segundo ele a empresa investe constantemente em avanço tecnológico e esta é uma das principais razões pelas quais suas vendas continuem crescendo em todo o mundo: “Crescemos 38% no primeiro semestre deste ano em nossas vendas e teremos um ano recorde”.

 

A segunda maior atração do evento foi a apresentação do ônibus urbano eCitaro que começará a ser fabricado em série já no início de 2019. Este produto responde à necessidade de todas as marcas se adaptarem com urgência ao fato de que várias cidades europeias já estão exigindo redução de emissão a nível zero. Este ônibus é totalmente fabricado pela Daimler, inclusive no que se refere à carroçaria, “que é inteligente e otimiza, por exemplo, a utilização do ar condicionado de acordo com a quantidade de passageiros a bordo”.

 

Segundo executivos da Mercedes-Benz do Brasil os produtos que têm maior possibilidade de rapidamente chegar ao Brasil são as vans elétricas. Segundo Jefferson Ferrares, diretor comercial do segmento de vans da MB-B, “já temos uma demanda por carros elétricos nas grandes cidades e a estrutura é mais fácil de ser adaptada neste segmento”.

 

Nos demais segmentos é um pouco mais complicado, ensinou o presidente Philipp Schiemer,: “No segmento de ônibus, por exemplo, temos o problema de tarifa. Na maior parte da Europa este tipo de transporte recebe algum tipo de subvenção governamental”.

 

Foto: Divulgação.