AutoData - PSA inicia produção de virabrequins em Porto Real
Montadora
26/09/2018

PSA inicia produção de virabrequins em Porto Real

Imagem ilustrativa da notícia: PSA inicia produção de virabrequins em Porto Real
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – Em fase final da curva de crescimento do início de produção, a nova linha de virabrequins instalada na fábrica do Grupo PSA em Porto Real, RJ, deverá começar a operar em sua plena capacidade no começo de janeiro. Capaz de produzir até 170 mil unidades/ano, ainda não alcançará, porém, seu teto em 2019.

 

“Começaremos a produção em um turno no ano que vem, com capacidade para entregar até 57 mil virabrequins”, afirmou Eduardo Chaves, diretor da fábrica. “O volume produzido acompanhará a demanda do mercado”.

 

O componente produzido em Porto Real é usado nos motores que equipam os Peugeot 208 e 2008, Citroën C3, Aircross e C4 Cactus. A peça também é exportada para Argentina, onde a PSA monta Citroën Berlingo e C4 Lounge e Peugeot Partner, 308 e 408.

 

A linha instalada tem alto nível de automação, característica que permitirá entregar componentes para novos projetos na unidade de Porto Real no futuro: “Fazemos usinagem no Brasil desde 2009. O conhecimento adquirido no período fez com que a nossa fábrica fosse reconhecida pela matriz como uma das melhores no mundo em qualidade e excelência e, com isso, conquistamos novos componentes para produzir em Porto Real”.

 

Como o componente nunca foi produzido pelo Grupo PSA no Brasil e necessita de alto nível de excelência, os funcionários passaram por um treinamento de mais de três mil horas, separados por suas áreas de atuação.

 

“Fizemos uma seleção interna para colocar alguns funcionários com boa capacidade técnica para trabalharem na nova linha e repusemos os postos que eles ocupavam com novas contratações. Mas em alguns casos precisamos buscar mão de obra qualificada no mercado, como no caso dos funcionários que trabalham na programação e supervisão dos robôs”.

 

Fotos: Divulgação.