Ford deixará de produzir Focus na Argentina

Imagem ilustrativa da notícia: Ford deixará de produzir Focus na Argentina
CompartilheMontadora
01/10/2018

São Paulo – A Ford confirmou, por meio de comunicado, na segunda-feira, 1º, que deixará de produzir Focus na fábrica de General Pacheco, Argentina, a partir de abril de 2019. A informação foi revelada pela Agência AutoData em fevereiro. A companhia justifica que o encerramento da produção do modelo ocorre “em função do deslocamento do consumidor para outros segmentos de mercado, como os utilitários esportivos”.

 

No comunicado a Ford afirmou que “análises de mercado mostram que o segmento C perdeu muitos fãs para os SUVs e os volumes atuais não justificam sua produção na América do Sul”.

 

Não há planos, ao menos no momento, de importar Focus de outras procedências. Segundo a Ford a única decisão tomada foi o fim de sua produção na Argentina. E que o encerramento dos trabalhos nessa linha não significa que a empresa pode deixar a América do Sul. Desde o início do ano circulam rumores na cadeia automotiva global de que a Ford estuda diversas opções para regiões que vêm apresentando desempenho incompatível com os objetivos de rentabilidade da matriz. Uma das opções seria descontinuar a produção nessas regiões.

 

Na semana passada o Autoblog, uma publicação argentina, divulgou informações sobre o Projeto Cyclone, um possível desenvolvimento conjunto de picapes da Ford com a Volkswagen, um dos resultados da aliança que as duas companhias anunciaram em junho. As fábricas das duas companhias são vizinhas em Pacheco e, com a saída da linha do Focus, ambas produzem apenas picapes – a VW Amarok e a Ford Ranger.

 

Resta saber se a produção da nova geração de picapes seria compartilhada, a exemplo do que Mercedes-Benz, Nissan e Renault fizeram em Córdoba, Argentina, ou se a parceria envolveria apenas o desenvolvimento em conjunto.

 

A Agência AutoData apurou também, junto a fornecedores brasileiros, que em breve um outro modelo Ford poderá deixar de ser produzido na América do Sul: o New Fiesta, atualmente em linha em São Bernardo do Campo, SP. Nesse caso, porém, a informação ainda não foi oficialmente confirmada pela Ford.

 

Foto: Divulgação.