AutoData - GM prepara terreno para Chevrolet Bolt no RS
Tecnologia
10/10/2018

GM prepara terreno para Chevrolet Bolt no RS

Imagem ilustrativa da notícia: GM prepara terreno para Chevrolet Bolt no RS
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São Paulo – A General Motors articula com o governo do Rio Grande do Sul maneiras de pavimentar o caminho para a chegada do seu modelo de veículo elétrico, o Chevrolet Bolt. Na segunda-feira, 8, representantes da montadora se reuniram com integrantes da secretaria de desenvolvimento do estado para discutir a viabilidade de construção de pontos de recarga nas rodovias estaduais.

 

O governo escutou a proposta da fabricante de veículos e deverá se manifestar em breve sobre o assunto, informou o departamento de comunicação do RS. A principio se mostrou favorável a um financimento, segundo afirmou Susana Kakuta, secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em nota: “O Estado pode ajudar a financiar estes projetos por meio das instituições de fomento, além de consolidar uma política pública para facilitar a entrada dos veículos elétricos pelo Porto de Rio Grande, em condições especiais”.

 

De acordo com Adriano de Barros, diretor de relações governamentais para o Mercosul da GM, também em nota, a empresa espera criar uma via que chegue até a fábrica que mantém em Gravataí, RS: “Para tornar viável o veículo no mercado brasileiro, a infraestrutura é fundamental. Precisamos de eletrovias. Nossa intenção é ter uma eletrovia que chegue até a fábrica de Gravataí”.

 

A expectativa da GM, segundo a secretaria de desenvolvimento, é começar a importação do modelo para o Brasil a partir de 2019. Com as baterias de lítio carregadas, o Bolt tem autonomia para rodar 383 km. Hoje existem duas eletrovias em operação no País: uma na BR-277, no Paraná, ligando as cidades de Paranaguá e Foz do Iguaçu, e outra na Rodovia Presidente Dutra, de São Paulo ao Rio de Janeiro. Uma terceira está em fase de planejamento e deve ligar as cidades de Florianópolis e Rio de Janeiro.

 

Foto: Divulgação.