Volkswagen moderniza sistema de vendas

Imagem ilustrativa da notícia: Volkswagen moderniza sistema de vendas

São Paulo – A Volkswagen iniciará em novembro projeto piloto de padronização de pontos de venda no País. O modelo que desenvolveu, que terá como principal característica a aplicação de recursos digitais no canal de venda, será adotado a princípio em 25 concessionários da rede, escolhidas em função do desempenho de vendas.

 

De acordo com o presidente Pablo Di Si, da VW, hoje há diferenças na forma como as concessionárias conduzem o negócio: “Parte já utiliza elementos modernos, outras convivem com burocracia nos processos. Nosso modelo busca padronização e vamos testá-lo. Representa a transição da rede para o mundo digital”.

 

Os recursos tecnológicos presentes no modelo envolvem, por exemplo, realidade virtual. Outra medida oferecida pelo novo modelo, segundo o presidente Di Si, é a opção de ponto de venda de 150 metros quadrados: “O concessionário poderá escolher se quer expor um, dois ou nenhum modelo na loja, pois há a opção de o cliente conhecer mais os veículos por meio da internet”.

 

Apostar em recursos digitais faz parte de um planejamento global da companhia. Em agosto a matriz anunciou investimento de 3,5 bilhões de euro que serão aplicados no desenvolvimento de uma estrutura de serviços digitais e de um sistema operacional veicular. Em setembro foi a vez de uma parceria com a Microsoft para a criação de ambiente digital na nuvem baseado no conceito de cloudcomputing. Outra parceria costurada foi com a IBM em serviços de concierge virtual no modelo sedã Virtus: o sistema, chamado de Watson, responde às perguntas feitas pelos motoristas.

 

Foto: Divulgação.