AutoData - Eaton traz forjamento de precisão para o Brasil
Fornecedor
15/01/2019

Eaton traz forjamento de precisão para o Brasil

Imagem ilustrativa da notícia: Eaton traz forjamento de precisão para o Brasil
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – Com foco na produção de peças automotivas mais robustas e precisas, a Eaton está produzindo engrenagens com forjamento de precisão, tecnologia que a empresa já usava nos Estados Unidos.

 

O processo de produção é mais refinado e também traz outros benefícios para a empresa e para seus clientes, de acordo com Celso Fratta, gerente de produto e especialista em diferencias blocantes: “O novo processo, na comparação com o antigo que envolvia forjamento e usinagem, traz maior robustez para os dentes da engrenagem e, com isso, aumenta a durabilidade do componente”.

 

O forjamento de precisão também permite que a Eaton reduza o tamanho da engrenagem caso o cliente necessite de um componente menor, mas que suporte o mesmo torque. Segundo a companhia, o novo processo reduziu algumas etapas, como a usinagem, aumentando a capacidade produtiva da fábrica de Valinhos, SP, onde são produzidas as engrenagens. “Com essa tecnologia nós reduzimos algumas etapas no processo produtivo e fizemos algumas mudanças na linha de produção, como a automação da linha de prensa”.

 

Atualmente, a Eaton já fornece as engrenagens para as montadoras no Brasil e, no futuro, a tecnologia pode ser usada para produção de outros componentes, mas a companhia não confirmou se pretende usar esse processo para outras peças. Um projeto mais próximo é o de exportar as novas engrenagens para outras unidades da Eaton, na Europa e nos Estados Unidos: “Não definimos quando isso começará, mas estamos estudando e queremos iniciar as exportações o quanto antes”, disse Fratta.

 

Foto: Divulgação.