AutoData - Protótipos na Volkswagen agora são virtuais
Tecnologia
21/05/2019

Protótipos na Volkswagen agora são virtuais

Imagem ilustrativa da notícia: Protótipos na Volkswagen agora são virtuais
Foto Jornalista Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – A Volkswagen inaugurou seu Laboratório de Protótipo Virtual na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, onde a equipe de engenharia de protótipos ganhará tempo – e economizará recursos – para desenvolver os próximos lançamentos. Isso porque os protótipos, agora, ganham forma por meio de tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada.

 

Funciona da seguinte maneira: o design e a engenharia de produto mandam as informações para a equipe de desenvolvimento de protótipo virtual, que fica encarregada de jogar o projeto nos softwares. Segundo a empresa, em comunicado, “as imagens são tão perfeitas que é possível visualizar texturas, cores, vãos e encaixes com precisão máxima”.

 

Assim, operando o programa pelo computador, o pessoal da engenharia faz testes de segurança, incluindo crash-tests, acústica, aerodinâmica, durabilidade, dentre outros. Já a equipe de design pode, por meio de um cockpit de visualização – uma carroceria com chassi, bancos, painel e volante sem acabamento –, conferir todos os pormenores do interior, como cores, texturas e botões.

 

Além dos óculos de realidade virtual, que ajuda a mesclar os ambientes físico e virtual, as equipes visualizam o modelo por meio de telões e projetores instalados na sala.

 

Foto: Divulgação.