Pedertractor colhe frutos do WCM

Imagem ilustrativa da notícia: Pedertractor colhe frutos do WCM
CompartilheFornecedor
05/06/2019

São Paulo – A Pedertractor, fabricante de componentes para máquinas agrícolas e rodoviárias de Pederneiras, SP, foi, neste ano, a grande vencedora da categoria WCM, World Class Manufacturing, do Suppliers Excellence Awards da CNH Industrial. Significa que apresentou excelentes resultados em 2018 no programa desenvolvido pelo Grupo em 2011 com o objetivo de melhorar a produtividade de seus fornecedores.

 

Fornecedor mais produtivo pode oferecer preços melhores, pondera Sergio Soares, diretor de desenvolvimento de produto e engenharia da CNH Industrial para a América do Sul. “O conceito do WCM é focar na eliminação de desperdício das operações de nossos fornecedores. Atacamos desde a segurança na produção até a qualidade dos componentes. O programa traz benefícios em toda a cadeia, desde o desenvolvimento das peças até as entregas”.

 

Toda melhoria na operação, disse Soares, gera um ganho de competitividade para o fornecedor. É uma via de duas mãos: além de melhorar a produtividade, garante à CNH Industrial que as peças entregues estão com a qualidade esperada, sem gerar impacto negativo para as operações no futuro. O presidente Vilmar Fistarol destacou na cerimônia de entrega do prêmio, em março: é uma consultoria gratuita que só traz resultados positivos se tocado de forma correta.

 

Criado em 2011, o WCM gerou resultados positivos e foi reestruturado em 2015, com novas métricas e cursos para os funcionários dos fornecedores. Representantes das empresas que entregam peças à montadora vão para as fábricas da CNH Industrial, participam de cursos e aprendem sobre processos utilizados na produção para que possam replicar em suas fábricas. Após alguns meses, a CNH Industrial faz uma auditoria em cada uma delas para verificar se os processos estão sendo aplicados de maneira correta ou se existem, ainda, problemas na produção ou outras áreas.

 

Soares disse que todos os fornecedores podem participar, mas os com maior peso na operação da CNH Industrial que precisam melhorar em alguns pontos são convidados pela empresa. A Pedertractor foi convidada na primeira edição, segundo seu CEO Fernando Trivelato. “Desde então participamos todos os anos. Pela primeira vez fomos premiados como o fornecedor que apresentou mais ganhos e a nossa meta para os próximos anos é fazer parte das principais empresas do WCM”.

 

Trivelato enumerou os ganhos em diversas áreas, como logística, qualidade e custo, mas ressaltou que a maior produtividade conquistada foi o grande benefício. No geral, em 2018, todas as métricas de desempenho foram melhoradas, o que resultou na premiação.

 

“Com esses avanços reduzimos o desperdício de matéria-prima e de tempo de trabalho. As melhorias também fizeram com que a qualidade dos nossos componentes se elevasse. Melhoramos bastante o nosso índice de PPM na CNH, reduzindo a rejeição de peças fabricadas.”

 

Departamento dedicado – Após participar do programa WCM pela primeira vez a Pedertractor criou o SIM, Sistema Integrado de Manufatura, onde englobou todos os processos passados pelos seus clientes, as montadoras, por meio de projetos de melhorias e ganhos de produtividade.

 

“Unimos as métricas de cada programa dos nossos clientes em um único departamento, para que fosse possível atender às exigências e padrões de produção de cada empresa.”

 

O SIM também é responsável por apresentar projetos que visam a redução dos custos de produção. Trimestralmente a Pedertractor seleciona os melhores projetos para avaliar: os que são viáveis e preveem reduções de mais de R$ 600 mil por ano, são colocados em prática.

 

“Os funcionários que apresentam os projetos selecionados são premiados no final de cada ano. Isto é uma maneira de motivar a equipe e reconhecer o trabalho feito.”

 

Foto: Divulgação.