Setor de importados reduz queda nas vendas

Imagem ilustrativa da notícia: Setor de importados reduz queda nas vendas

São Paulo -- As vendas de veículos importados chegaram a 19 mil 168 unidades até julho, queda de 8,9% na comparação com igual período do ano passado, segundo os dados divulgados pela Abeifa, entidade que representa os importadores, na sexta-feira, 2. Em julho os licenciamentos somaram 2 mil 952 automóveis, recuo de 4,8% ante o mesmo mês de 2018 -- mas com relação a junho as vendas cresceram 10,3%.

 

Mesmo com a queda no acumulado a entidade considerou o mês passado bom para o setor, pois ajudou a reduzir o resultado negativo de 9,6% do primeiro semestre e mostrou uma tendência de reversão na queda. Mas a Abeifa manteve a projeção de vendas para o ano de 40 mil unidades, revisada para baixo no começo de julho.

 

O presidente José Luz Gandini disse que de alguma forma o setor conseguiu acompanhar o desempenho do mercado total de veículos no mês passado: "Além de algumas associadas terem recuperado vendas mensais, em julho tivemos 23 dias úteis contra dezenove em junho".

 

Marcas e modelos - A Kia segue líder nas vendas por marca até julho, com 5 mil 461 licenciamentos -- volume 20,8% menor do que idêntico acumulado de 2018, sendo a única marca, dentre as três primeiras, que registrou queda. A Volvo também manteve a segunda colocação e vendeu 4 mil 189 automóveis no período, alta de 27,9% na mesma base de comparação.

 

Em terceiro lugar aparece a BMW, que foi a que mais cresceu dentre as três primeiras, expansão de 64,8% no ano e 2 mil 556 unidades vendidas. A Land Rover ficou na quarta posição, com crescimento de 21,6% e 1 mil 549 licenciamentos, e a JAC fechou o ranking das cinco marcas mais vendidas no ano com 1 mil 138 unidades comercializadas, recuo de 54,5%.

 

Os cinco modelos importados mais vendidos no Brasil até julho são todos Kia e Volvo e o ranking segue sem mudanças na comparação com junho. O Kia Sportage ficou em primeiro lugar com 2 mil 448 licenciametos, seguido pelo Volvo XC60, que vendeu 1 mil 842 unidades. Em terceiro lugar aparece o Kia Bongo, com 1 mil 416 unidades e, depois, Volvo XC40 e Kia Cerato, com 1 mil 359 e 1 mil 119 licenciamentos, respectivamente.

 

Foto: Divulgação.