AutoData - Dürr cria sistema de pintura em dois tons
Tecnologia
16/08/2019

Dürr cria sistema de pintura em dois tons

Imagem ilustrativa da notícia: Dürr cria sistema de pintura em dois tons
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – A Dürr começou a desenvolver um sistema de pintura automotiva com aplicação de duas cores. De acordo com comunicado, a empresa informou que a tecnologia, EcoPaintJet, resolve a demanda da indústria por pintar veículos com mais de uma tonalidade em apenas um processo.

 

No método convecional a estrutura do veículo é pintada na cor padrão e, depois de ser submetido ao processo de curagem, passa de novo pela área de pintura para receber a cor extra. Com o sistema criado pela engenharia da companhia ambas as cores podem ser aplicadas no veículo de forma simultânea. A possibilidade abre espaço para a personalização dos modelos dentro das fábricas.

 

De acordo com a Dürr o método não apenas reduz o custo da operação como também reduz o consumo de energia para a secagem e aplicação de água. O processo não requer mascaramento na carroceria do carro: o aplicador Dürr, fixado em um braço robótico, aplica a pintura em áreas pré-estabelecidas por software. Uma vez seca a tinta, após 120 segundo, o robô aplica a segunda tonalidade.

 

Ao usar mascaramento o processo necessário para colocar e remover a fita manualmente demora cerca de 50 minutos.

 

O EcoPaintJet atualmente está sendo testado em algumas fabricantes, informou a Dürr sem citar quais.

 

Foto: Divulgação.