AutoData - Agosto tem terceira melhor média diária do ano
Balanço da Anfavea
05/09/2019

Agosto tem terceira melhor média diária do ano

Imagem ilustrativa da notícia: Agosto tem terceira melhor média diária do ano
Foto Jornalista  André Barros

André Barros

São Paulo – Apesar da queda de 2,3% nos licenciamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e chassis de ônibus em agosto, comparado com o mesmo mês de 2018, o mês passado registrou a terceira melhor média diária de emplacamentos do ano. Ficou atrás somente de maio e junho, de acordo com a Anfavea, que divulgou seu balanço mensal na quinta-feira, 5.

 

Nos 22 dias úteis de agosto foram licenciados 243 mil veículos, média de 11 mil 45 unidades por dia. Em maio essa média chegou a 11 mil 156 unidades/dia e em junho, o melhor mês do ano em ritmo diário de vendas, alcançou 11 mil 747 unidades/dia.

 

No acumulado do ano as vendas da indústria somaram 1,8 milhão de unidades, alta de 9,9% sobre o mesmo período de 2018. A Anfavea manteve sua projeção de crescimento de 11,4% para o ano, com 2 milhões 860 mil veículos comercializados.

 

 

“O segundo semestre costuma ter ritmo mais acelerado do que o primeiro”, afirmou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea. “Há também mais disponibilidade de crédito e juros mais baixos, puxados pela redução da taxa Selic. E a expectativa do mercado é a de novo corte de 0,5 ponto em setembro”.

 

Outro fator que leva a Anfavea a crer em maior movimento de consumidores em concessionárias na segunda metade do ano é a agenda de lançamentos: há muitos em curso e outros programados pelas fabricantes, incluindo modelos de grande volume de vendas, como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20, os dois mais licenciados do mercado brasileiro.

 

Foto: Divulgação.