AutoData - Volkswagen adota novos logo e estratégia de comunicação
Marketing
10/09/2019

Volkswagen adota novos logo e estratégia de comunicação

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Foto Jornalista Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – O discurso de Herbert Diess, presidente mundial do Grupo Volkswagen, é o de que o ID.3, primeiro modelo elétrico desenvolvido completamente do zero pela engenharia da empresa, simboliza uma nova era para a VW. Como o Fusca e o Golf, o automóvel apresentado na terça-feira, 10, em Frankfurt, Alemanha, surge como mais uma página relevante na história VW.

 

Tanto que sua apresentação ao público coincide com outros importantes anúncios: os novos logotipo e identidade visual da Volkswagen e alterações nas estratégias de comunicação, em âmbito global. O V e o W envoltos por um círculo ganharam aspecto retrô, bidimensional – justificado pela empresa como algo mais adaptável a todas as mídias, mantendo identificação uniforme tanto em um outdoor como em propaganda em relógio inteligente.

 

Diz a companhia que o projeto do novo logotipo foi coordenado internamente, pelas equipes de design e marketing, sem agências. Consumiu nove meses e, a partir de agora, virá sozinho, sem um lema: foi substituído por um som, que estará presente em todas as comunicações sonoras da empresa. No futuro a narração das peças publicitárias deverá ganhar uma voz feminina em quase todos os mercados.

 

A Volkswagen também adotou o discurso de que não é mais uma mera fabricante de automóveis mas, sim, uma “provedora de modernos produtos e serviços de mobilidades e dispositivos inteligentes que tornarão a vida dos clientes mais fácil e aprazível”.

 

Para fazer essa mensagem chegar ao cliente remodelou sua estrutura de comunicação em todo o mundo. A ideia é aprimorar em 30% sua eficiência, mantendo o orçamento anual em mídia em € 1,5 bilhão – mas elevando a parcela do digital no mix, que em 2015 era de 25%, para 50% e aumentando em cinco vezes o número de elementos digitais por campanha.

 

O marketing tem agora quatro sedes centrais: Berlim, Nova York, São Paulo e Pequim.

 

 

Os logotipos serão visualizados na rede concessionária, a começar pela Europa. Passo a passo as revendas da América do Sul, do Norte e China, a partir de outubro, serão remodeladas – a ideia é a de que até a metade do ano que vem mais de 70 mil logos em 10 mil instalações de 171 países sejam substituídos.

 

Foto: Divulgação.