VW Play, um tablet para o automóvel

Imagem ilustrativa da notícia: VW Play, um tablet para o automóvel
Foto Jornalista  André Barros

Por André Barros

CompartilheLançamento
29/04/2020

São Paulo – Um tablet incorporado ao automóvel. Podemos, de certa forma, resumir assim a descrição do VW Play, sistema de infotainment desenvolvido pela equipe regional da Volkswagen que estreará no Nivus, principal lançamento programado pela companhia em 2020. Tem tela de 10 polegadas sensível ao toque, loja própria de aplicativos, 10 GB de capacidade de armazenamento, integração com sistemas do automóvel – mas não tem, ainda, internet de bordo nativa.

 

“Ainda estamos avaliando possíveis parcerias”, disse Matheus Arantes, gerente de engenharia elétrica e eletrônica da Volkswagen América do Sul. “No curto prazo poderemos fechar com duas empresas. De toda forma os pacotes de internet dos smartphones hoje em dia estão bem generosos e acreditamos que os clientes usarão seu próprio plano de dados, em vez de contratar um novo.”

 

De fato os modelos do mercado brasileiro que oferecem wi-fi nativo demandam a assinatura de um pacote de dados a parte. A vantagem, segundo a GM – a primeira a oferecer a tecnologia –, é que a conexão fica dedicada e mais rápida.

 

Embora permita pareamento sem fio com o Android Auto e Apple Car Play, a intenção do VW Play é fazer com que o motorista deixe o smarphone de lado e concentre toda a operação no próprio sistema. Há uma loja exclusiva de aplicativos, a VW Play App, com sete habilitados: o Waze, de navegação, Deezer, de música, Ubook e 12 Minutos, de audiolivros, iFood, de entrega de comida, Estapar, de estacionamentos, Porto Seguro, a seguradora, e o Sem Parar. Além do Meu Volkswagen, disponível para alguns veículos da linha atual por meio do smartphone. Novas parcerias deverão surgir com o tempo.

 

O sistema é personalizável e permite que se criem diversos perfis diferentes. Traz a função Valet para travar o sistema no momento de entregar o carro a um manobrista e evitar que desconfigure tudo. Como em um tablet todo o funcionamento parece ser bem intuitivo – a apresentação foi por meio de videoconferência e a reportagem não pode testar, na prática, o uso do VW Play –, e dispõe de sistema de busca para acessar as funções de forma mais rápida.

 

Estreia no Nivus, mas será expandido para outros modelos da linha, segundo o presidente Pablo Di Si: “O VW Play foi desenvolvido para a plataforma MQB”.

 

Resultado de três anos de desenvolvimento regional – em torno de cinquenta pessoas trabalharam dedicadas no projeto – o VW Play será “exportado”: modelos produzidos em outras regiões adotarão o sistema.

 

Foto: Divulgação.