São Paulo – Pelo quinto ano consecutivo a Chevrolet, marca da General Motors, foi a líder em vendas do mercado brasileiro de veículos. Em 2020, contudo, acompanhou pelo retrovisor a vice-líder, Volkswagen, e especialmente a Fiat, terceira colocada, se aproximarem.
Isso porque a queda de vendas dos modelos Chevrolet chegou a 28,8%, acima da média do mercado – em baixa de 26,6%. Assim, a líder perdeu 0,5 ponto de participação na comparação com 2019 e fechou o ano com 17,4% das vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil.
Tanto Volkswagen como Fiat registraram redução nas vendas inferior à média do mercado e aumentaram sua fatia de participação. A vice-líder fechou o ano com 20,3% de recuo e ganhou 1,2 pp. Já a Fiat apresentou, dentre as dez primeiras, o melhor desempenho: vendas 12,1% menores e ganho de 2,7 pp.
A Hyundai, que em 2019 ficou na oitava posição, trocou de posto com a Renault e assumiu a quarta posição no ranking. Ford e Toyota mantiveram a quinta e a sexta posições, respectivamente.
A outra marca da FCA, Jeep, foi a que apresentou o segundo melhor desempenho no ano: queda de 14,9% nas vendas e ganho de 0,8 pp.
Confira o ranking:
Foto: Divulgação.