São Paulo — Assim como ocorreu com os sindicatos dos metalúrgicos, na Bahia e em São Paulo, fornecedores de autopeças também teriam sido pegos de surpresa pelo anúncio de encerramento da produção local de veículos da Ford, anunciada na segunda-feira, 11. Fonte do mercado ouvida pela reportagem contou que o dia seguinte, nas empresas que compunham a cadeia produtiva, foi uma espécie de corrida por cancelamento de pedidos de componentes e insumos.
"As empresas passaram o dia cancelando pedidos que já haviam sido feitos para atender uma produção programada para o ano. O encerramento repentino produzirá um efeito cascata drástico na cadeia, sobretudo nos tier 3 e 4."
Prejuízos poderiam ter sido maiores, seguiu a fonte, não fossem os atrasos nas entregas que já ocorriam no setor: "O descompasso na cadeia, que ganhou força na pandemia, de certa forma evitou estoques mais cheios ainda porque havia muito pedido pendurado".
Por meio de nota o Sindipeças disse que lamenta o ocorrido, e que "não cabe à entidade comentar decisões empresariais”.
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