São Paulo — A FCA encerrou 2020 com a maior participação de mercado da América Latina, 16,5%, com 501 mil veículos vendidos na região. O levantamento obtido pela Agência AutoData é preliminar, já que as entidades regionais ainda não apresentaram os números oficiais. Esse estudo também não contabilizou as vendas realizadas no México, cujo balanço ainda não foi divulgado. A empresa superou, na região, a General Motors, com participação de 14,9%, Volkswagen, com 14,2%, e Renault, com 12,6%.
No ano passado as vendas da FCA significaram avanço de 2,9 pontos porcentuais sobre o marketshare de 2019. O desempenho, segundo Herlander Zola, diretor da marca Fiat na América Latina, se deu a partir do lançamento da nova geração da picape Strada, ocorrido em julho: "O modelo teve uma boa aceitação nos mercados para onde já exportamos".
Em seis meses a picape chegou a ocupar a quarta colocação no ranking de veículos mais vendidos no mercado interno brasileiro. E fechou 2020 com 80 mil unidades licenciadas, segundo balanço da Fenabrave. Na Argentina, mercado que concede incentivos aos consumidores de picapes, o veículo puxou as vendas FCA, segundo Zola.
No país vizinho foram vendidos no ano passado 49 mil veículos, sendo 37 mil deles da marca Fiat.
Foto: Divulgação.